Organizado pela Administração de Planaltina, o centenário do monumento, que será celebrado no feriado da Independência, contará com passeio ciclístico, café da manhã e shows culturais


A Pedra Fundamental de Brasília irá celebrar o seu centenário de inauguração neste feriado de Independência do Brasil. Para celebrar a data duplamente histórica, a administração Regional de Planaltina irá organizar uma programação especial para a comunidade, que poderá acompanhar atividades culturais e conhecer mais da apaixonante história do Distrito Federal.

Em conjunto com o Governo do Distrito Federal (GDF), a administração regional irá celebrar o centenário da Pedra Fundamental com diversas programações para os moradores. No nascer do sol no dia 7, será realizado uma alvorada festiva com performances de saxofone, ao lado do monumento.

Às 9 horas, será feito um passeio ciclístico, saindo do Setor Tradicional de Planaltina e indo até a Pedra Fundamental. Os ciclistas partirão do Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, e irão para o monumento através da DF-128, em um percurso de cerca de 12 quilômetros. Após o fim da atração, será realizado um momento cívico, onde será performado o hino planaltinense e brasiliense, cantado por crianças de escolas da região administrativa.

Ao meio-dia, da mesma forma que ocorreu em 1922, a bandeira nacional será içada no topo do obelisco e será cantado o hino brasileiro. Pela tarde, atrações culturais com artistas locais serão realizadas em um palco que será montado ao lado da Pedra, que promete entreter os frequentadores no histórico centenário.

Como chegar na Pedra Fundamental?

Para chegar na Pedra Fundamental de Brasília, os moradores devem utilizar a DF-128, que atualmente está asfaltada até o sopé do monumento. Para encontrar o acesso à estrada, os frequentadores deverão seguir até Planaltina pela BR-020. Outro caminho alternativo é por uma via vicinal por dentro de Planaltina, porém, este trajeto não é asfaltado e conta com diversos declives.

Os moradores também podem optar pela ida de ônibus até a Pedra Fundamental, a partir da linha de ônibus 615.1, que faz o seu trajeto até o campus de Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), que fica próximo do monumento. Nesta terça-feira (30), a administração regional irá conversar com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB/DF) para que a linha seja disponibilizada no feriado e possa levar a população até o obelisco histórico.