Empresa responsável por construção disse que motivo do desmoronamento foram fortes chuvas


O muro e uma piscina de uma clínica desmoronaram após uma barreira de uma obra de um terreno vizinho ceder, em Goiânia. A empresa responsável pela construção disse que o motivo do desmoronamento foram as fortes chuvas. Um vídeo mostra o exato momento que o muro desaba e destrói a piscina, que estava cheia de água.

O caso foi na tarde de quarta-feira (21), por volta de 12h30. A advogada Lúria Georgea Espíndola, que trabalha para a dona da clínica, contou ao g1 que, no momento do ocorrido, não tinha ninguém no local. Por isso, ninguém se feriu.

Em nota, a Teixeira Santos Engenharia, que é a responsável pela obra, disse que estava seguindo todas as normas da contenção, mas “devido ao volume inesperado das chuvas, acabou ocorrendo o desmoronamento do muro do imóvel vizinho e rompendo a piscina”. A empresa disse que lamenta o ocorrido e que está arcando com os custos do prejuízo causado (veja a íntegra abaixo).

Um vídeo feito por um homem que trabalhava na obra mostra o exato momento que o muro desabou levando a piscina. Na gravação, é possível ouvir quando outro trabalhador fala: “Vai descer”. Segundos depois, o muro cai e a água se espalha.

 

A área da piscina é utilizada para clientes que fazem bronzeamento. No entanto, como no dia do ocorrido o tempo estava nublado, não havia ninguém agendado. Por isso, também não tinha funcionários no estabelecimento.

Segundo a advogada, a clínica ainda não conseguiu estimar qual o prejuízo financeiro causado pelo acidente. Ela esclareceu que, além dos estragos, os atendimentos tiveram que ser suspensos, devido a impossibilidade de receber clientes no local.

Nota Teixeira Santos Engenharia

A empresa vem a público esclarecer o ocorrido na tarde de quarta-feira (21/12/2022), por volta das 12:30 horas, na obra do setor Bueno, que encontra-se em construção.

A obra de estava seguindo todas as normas da contenção, mas devido ao volume inesperado das chuvas, acabou ocorrendo o desmoronamento do muro do imóvel vizinho e rompimento da piscina dentro da obra.

A empresa lamenta o ocorrido e informa que não houveram vítimas e, imediatamente, a área foi isolada e todos os afetados foram realocados, sendo tomadas todas as medidas cabíveis pela construtora.

Todos os custos dos afetados estão sendo arcados pela empresa, ressaltamos ainda que desde o início, as obras foram avaliadas junto as estruturas das edificações vizinhas conforme laudo cautelar para avaliação do estado dessas.

A empresa sempre agiu obedecendo as normas de engenharia civil e legais e, portanto, as causas serão apuradas.

Estamos, nesse momento, em esforço conjunto com os órgãos públicos e fiscalizadores, buscando soluções para restabelecer o quanto antes as condições adequadas de segurança local e para que os trabalhos necessários retornem a normalidade.”