O projeto busca promover a inclusão de negros no mundo da moda, lutar contra o racismo e pela quebra de tabus


Acontece neste sábado (28) a 15ª edição do Desfile Beleza Negra, evento que promove a inclusão de negros no mundo da moda. De acordo com os organizadores, o projeto luta contra o racismo e pela quebra de tabus relacionados aos diferentes biotipos. O desfile será no Centro Olímpico da Cidade Estrutural, no Distrito Federal.

“O objetivo do projeto é enaltecer a beleza do negro, conscientizar as pessoas e combater a discriminação racial”, diz a idealizadora da iniciativa, Dai Schimidt. O tema da coleção do desfile vai celebrar a volta das festas com o fim da pandemia. A estilista responsável, Fernanda Ferreira, afirmou que as peças terão “cores vibrantes e brilho para remeter às luzes das festas”.

Para a assistente de produção do desfile, Maria Ulhôa, que também foi modelo na última edição, o projeto foi libertador. “Eu tive essa coragem, essa libertação, de mostrar que é possível uma pessoa que está fora do padrão vestir uma roupa de banho e desfilar para outras pessoas, foi uma experiência maravilhosa”, disse.

Racismo

Nas redes sociais, modelos que estão participando do desfile sofreram ofensas racistas. Os comentários faziam referências ao corpo de algumas participantes e também ao nome do projeto. A organizadora registrou um boletim de ocorrência.