A observação do Tau-Herculídeas deve ocorrer entre meia-noite e 2h desta terça-feira


A partir de uma ideia do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB), o sítio Magistral, em Brazlândia, no Distrito Federal, vai ficar com “as porteiras abertas”, para quem que desejar assistir a chuva de meteoros prevista para a madrugada desta terça-feira (31). A entrada é gratuita.

De acordo com especialistas, a expectativa é que o fenômeno seja um dos maiores já vistos, com até 150 meteoros por hora. O diretor técnico do Clube de Astronomia, Maciel Sparrenberger, conta que mandou mensagens para os donos de vários sítios no DF, que ficam afastados da cidade, e que tem pouca iluminação – condições importantes para a observação do fenômeno – em busca de um local para reunir as pessoas que desejam acompanhar a chuva de meteoros.

“O dono do sítio [Magistral] gostou da ideia. Em princípio, seria só para os integrantes do clube, agora, quem quiser assistir, pode ir lá . Ele vai receber todo mundo, sem custo”, diz Maciel.
De acordo com o diretor do CAsB, esta é a primeira vez que alguém abre uma propriedade particular para receber o público de graça para assistir uma chuva de meteoros no DF. O administrador do sítio, Vanderlei Rodrigues, conta que há espaço para aproximadamente 500 carros.

Rodrigues diz que achou interessante a proposta do clube e que é uma das pessoas que irão participar da observação. Ele conta que está curioso para assistir ao fenômeno.

Chuva de meteoros: no DF, dono de sítio abre porteiras, de graça, para quem quiser acompanhar fenômeno | Distrito Federal | G1

 

“Me disseram que o local onde é o sítio é bom pra observar, por ser alto e escuro, e vai ter astrônomos pra explicar tudo pra quem é leigo, assim como eu”, diz Vanderlei Rodrigues

Além do campo, o sítio dispõe de banheiros químicos para o público. Os interessados podem chegar a partir das 23h (veja endereço mais abaixo).

O que levar para observar a chuva de meteoros?

Não é preciso o uso equipamentos para assistir a chuva de meteoros, diz o diretor técnico do Clube de Astronomia de Brasília, Maciel Sparrenberger. Segundo ele, tudo poderá ser visto a olho nu. “A pessoa deve levar um cadeirinha de praia, bastante casaco e cobertas e uma garrafa de café”, sugere.

Maciel conta que a expectativa é de que aconteça um evento histórico, mas, se trata apenas de uma previsão, alerta. Segundo o diretor técnico do Clube de Astronomia de Brasília, “pode ser que aconteçam muitos milhares de meteoros ou pode ser menos”, isso, o público vai descobrir na hora, mas, vale a pena, segundo ele: “A última vez que aconteceu uma tempestade de meteoros foi há dois séculos.”

O “Tau-Herculídeas” será melhor observada no Hemisfério Norte, com a previsão de 700 meteoros por hora. No Brasil, é possível acompanhar apenas 20% do fenômeno.

Tau-Herculídeas

A Tau-Herculídeas é uma chuva de meteoros são fragmentos do cometa 73P. Em 1995, o brilho do 73P teve um aumento súbito e se tornou cerca de 600 vezes mais brilhante que sua magnitude média. Um mês depois, astrônomos disseram que o núcelo do cometa havia se partido em alguns grandes blocos. As observações indicavam ao menos 4 grandes fragmentos.

As rupturas de 1995 geraram fragmentos de diversos tamanhos e uma imensa quantidade de poeira foi lançada ao espaço. Alguns cálculos mostram que madrugada de terça-feira (31), a Terra vai cruzar verticalmente uma densa região de detritos. Se muitos deles tiverem conseguido velocidade o bastante, a noite terá milhares de meteoros a cada hora.

Serviço:

Sítio Magistral
Endereço: Gleba 1, Chácara 101 – Rodeador Brazlândia
DF-430: veja aqui a localização
Horário: a partir das 23h
Entrada gratuita