Pintura de alambrados e arquibancadas, além da troca de grama, foram feitas por 50 alunos do programa RenovaDF, que já gerou renda para 2,7 mil famílias até agora


Cinquenta alunos do RenovaDF, um dos maiores programas de inclusão social e qualificação profissional do Brasil, gerido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), trabalham na reforma do campo de grama sintética na QS 6/8, no Riacho Fundo. O espaço, que estava com buracos, ferrugem nos gradis e em mau estado de conservação, já tem pintura nova nas traves, alambrado, arquibancadas e piso recuperados. Nos próximos dias, ganha um novo assoalho sintético.

Os alunos do 5º ciclo de formação do RenovaDF se dividiram em dois turnos – 29 pela manhã e 21 à tarde. Foram gastos cerca de 260 litros de tintas verde, cinza, amarela, azul e branca. Toda a formação é feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

“Temos pessoas sem trabalho, em busca de qualificação, que passaram por treinamento e recebiam um salário mínimo por cada um dos três meses de formação”, explica o instrutor do Senai Mário Luiz Campos

 

Criado na gestão do governador Ibaneis Rocha – e administrado pela Secretaria de Trabalho -, o Renova-DF já soma cerca de 2,7 mil profissionais formados e aptos à função de auxiliares de manutenção de obras básicas, como pintura e pequenas reestruturações. Mais de 50% deles são mulheres.

Thaís Martins, 30 anos, estava desempregada quando se inscreveu no programa. Por meio da formação, aprendeu a lixar, pintar e até capinar. Também tapou buracos com a massa e diz se sentir animada com os aprendizados. “Ter trabalhado e recebido essa ajuda de custo nos três meses do curso fez muita diferença na minha vida, principalmente financeira. Abre agora uma frente de trabalho. Foi maravilhoso”, garante.

A qualificação de mão de obra para atender a oferta de trabalho no DF, principalmente em funções ligadas à construção civil, é uma prioridade do governo na geração de emprego e renda. Este ano, duas empresas do ramo da construção civil abriram 580 vagas para contratação de profissionais formados pelo programa. O processo de seleção foi feito pela agência do trabalhador.

Foi lá, inclusive, que o morador Ernan Eustórgio, 47 anos, ficou sabendo do RenovaDF e se inscreveu. Morador do Recanto das Emas, ele sustenta a família, mulher e seis filhos. Ao passar por três meses de aula teórica e agora prática, Ernan diz que aperfeiçoou seus trabalhos de pintura e serralheria. “Sinto-me mais capacitado depois e confiante de que o que aprendi aqui irá abrir mais portas para mim”, conclui.