Começou nesta segunda-feira (22) o 7º Seminário de Aleitamento Materno e o 2º Seminário de Alimentação Complementar Saudável de Brasília


Para promover e reforçar a importância do leite materno, o 7º Seminário de Aleitamento Materno e o 2º Seminário de Alimentação Complementar Saudável de Brasília, será transmitido pelo YouTube no canal do Amamenta Brasília<https://www.youtube.com/c/amamentabrasilia> e seguirá até sábado (27). Os vídeos ficarão salvos na página.

O seminário é dirigido a profissionais, estudantes e até mesmo familiares que queiram tirar as dúvidas sobre a amamentação. É possível fazer inscrição pelo aplicativo Sympla<https://www.sympla.com.br/evento-online/vii-seminario-de-aleitamento-materno-e-ii-seminario-de-alimentacao-complementar-saudavel-de-brasilia/1677572> e, ainda, fazer perguntas quer são respondidas por especialistas em aleitamento materno.

“Na maioria dos casos em que a mãe crê que tem uma quantidade de leite não suficiente, muitas vezes é falta de manejo da amamentação, ou mesmo a forma como o bebê pega o peito da mãe”, explica a coordenadora da Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal, Miriam Oliveira dos Santos.

Agosto Dourado

O evento faz parte do Agosto Dourado, período dedicado à conscientização da importância do leite materno em bebês. A campanha deste ano tem o tema “Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando”.

No Distrito Federal, há dez bancos de leite e quatro postos de coleta para quem quiser doar. Os bancos de leite são responsáveis pela seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado.

Veja mais informações sobre os bancos de leite neste link<https://www.saude.df.gov.br/banco-de-leite>.

Para ser doadora, é necessário se inscrever nas unidades de Banco de Leite do DF. A mãe doadora pode fazer o cadastro no Disque Saúde 160, opção 4, pelo site Amamenta Brasília<http://amamentabrasilia.saude.df.gov.br/> ou pelo aplicativo disponível em IOS e Play Store.

A Secretaria de Saúde tem parceria com o Corpo de Bombeiros do DF para recolher o leite nas casas das doadoras. O Banco de Leite do DF também realiza coleta no entorno.