O cientista ligou as lágrimas à oxitocina, popularmente conhecido como “hormônio do amor”


Um estudo recente realizado pela Universidade Japonesa de Azabu, e publicado na revista revista Current Biology, procurou identificar se os nossos melhores amigos caninos choram de alegria ao reencontrarem os donos.

A resposta que todos esperávamos é que sim, eles choram! Essa curiosidade foi despertada no pesquisador da universidade, Takefumi Kikusui, após perceber em uma cadela que havia acabado de dar à luz, que seus olhos estavam cheios de lágrimas ao amamentar.

O cientista ligou as lágrimas à oxitocina, popularmente conhecido como “hormônio do amor”. Já sabendo que os cães e seus tutores liberam a substância ao interagirem, ele buscou responder se um cachorro poderia chorar de felicidade ao ver o dono.

Na primeira etapa da pesquisa, que foi dividida em três, a equipe aplicou uma tira especial de papel dentro da pálpebra de 18 cães. Foi verificado que a quantidade de lágrimas aumentava bastante nos primeiros cinco minutos de reencontro, em relação a quantidade produzida durante o dia.

Em seguida, 22 cachorros receberam nos olhos uma solução que continha oxitocina. E o resultado foi que os que receberam o hormônio produziram maior quantidade de lágrimas, em relação aos que receberam apenas o placebo.

Seu cachorro chora quando te reencontra? Entenda porquê

Na última etapa, os cientistas levaram 74 participantes humanos para que classificassem fotos de cachorros, alguns com olhos chorosos e outros não. Depois disso, precisaram classificar de um a cinco o quanto gostariam de cuidar de cada animal. Os que choravam tiveram mais atenção.

A conclusão que se chega é que, não é verdade, que só os humanos produzem lágrimas por conta do amor ou felicidade, que surgem com a oxitocina. Os cachorros conseguiram desenvolver com as pessoas a habilidade de se comunicarem através dos olhos e as lágrimas podem desencadear comportamentos protetores nos donos.

Cachorros 'choram' de alegria quando encontram os donos, aponta estudo