Postulantes falam em melhorar comércio na área e investir em acolhimento social


No período eleitoral deste ano, a TV Globo exibe propostas dos candidatos ao governo do Distrito Federal sobre temas diversos. Nesta quarta-feira (28), eles começaram a responder o que pretendem fazer, caso sejam eleitos, para resolver os problemas do Setor Comercial Sul (SCS).

Veja abaixo o que os postulantes ao Palácio do Buriti propõem:

Leandro Grass, candidato ao GDF pelo PV:

“Primeiro, é a gente resolver os problemas sociais que estão dentro do Setor Comercial Sul. Nós precisamos de abordagem da população em situação de rua, cuidado com essa população, com política de saúde mental e de assistência social. Paralelamente a isso, é fazer ocupação do espaço público com atividades culturais, com atividades que gerem emprego e renda. Apoiar os comerciantes do Setor Comercial Sul também, que reclamam muito da insegurança, fazendo com que aquela área esteja bem iluminada, seja bem atendida pelo policiamento. E, ao mesmo tempo, fomentar novos tipos de negócios, que hoje não estão no SCS mas podem estar, para que a gente dinamize a economia daquela região.”

Leila do Vôlei, candidata ao GDF pelo PDT:

“Nós queremos, assim, fazer polos. Polos, ecossistemas de startups. Entendemos que aquela região ali tem potencial enorme para fazer um dos polos, W3 Sul, ali no Setor Comercial, e estender também para o centro de Taguatinga e conexão com o Biotic. Podemos desenvolver ali um polo tecnológico pequeno, mas que será importante porque temos muitos jovens ali e sabemos da competência tecnológica que o DF tem, além da revitalização e o investimento na economia criativa para aquela região. Trazendo eventos, shows, movimentando, trazendo vida. E, é claro, dando alguma condição de tirar aquela população, a grande população ali, a gente sabe, de moradores de rua e tráfico.”

Ibaneis Rocha, candidato ao GDF pelo MDB:

“Todo o Setor Comercial será revitalizado e a gente espera uma proposta que temos e não foi aprovada ainda, está em debate, é que a gente possa levar residências para que a gente tenha área habitada no Distrito Federal. Porque [para] onde você leva habitação, você leva também desenvolvimento e mais segurança. Então, a gente espera que essa proposta seja discutida com a população, para que entenda esse nosso projeto, para que a gente possa avançar na revitalização do SCS. Então, a gente quer deixar o Plano Piloto todo revitalizado, com o comércio muito forte, para que as pessoas possam gerar emprego e renda.”

Paulo Octávio, candidato ao GDF pelo PSD:

“Nós temos que atrair faculdades pra estarem no Setor Comercial Sul, nós temos que estudar com muita dedicação o projeto de algumas áreas poderem receber habitação. Então, nós temos que fazer com que o Setor Comercial Sul, que é o coração de Brasília, seja habitado de manhã, de tarde, de noite. À noite, é uma tristeza, uma insegurança total. E não custa nada colocar led em todo o Setor Comercial Sul, valorizar os empresários que lá trabalham, melhorar a segurança do setor. Enfim, o Setor Comercial Sul já foi o coração de Brasília, e hoje está totalmente abandonado. Falta vontade política de humanizar o SCS.”