A cirurgia pode melhorar a respiração e fazer a correção do septo nasal, além da harmonia facial
A rinoplastia pode ser definida como uma cirurgia plástica que busca corrigir alterações do contorno nasal. Seu intuito pode ser tanto estético quanto uma forma de melhorar a respiração dos pacientes.
Algumas mudanças podem ser feitas, como a alteração no tamanho do nariz, correção de imperfeições e redução do dorso nasal. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil liderou o ranking mundial de rinoplastia em 2020 — foram 87.879 cirurgias realizadas, que podem melhorar a aparência e proporção do nariz e também podem corrigir dificuldades respiratórias.
Apesar de ser um procedimento considerado de baixo risco e de rápida recuperação — o paciente consegue retornar à sua rotina em poucas semanas —, algumas dúvidas surgem na hora de decidir ou não pelo procedimento.
O otorrinolaringologista Eduardo Landini Lutaif Dolci separou quatro medidas que o paciente precisa tomar antes de passar por uma rinoplastia.
Informações do especialista: o mais indicado é procurar por profissionais que sejam especialistas em rinoplastia, ou membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica;
Primeira avaliação: nesse momento, o médico irá esclarecer todas as dúvidas, explicar como funciona o pré e o pós-operatório e o que poderá ser feito para melhorar a questão respiratória/estética;
Exames pré-operatórios: o paciente que deseja passar pela cirurgia deverá realizar os exames pré-operatórios convencionais, como exames de sangue, eletrocardiograma e tomografia da face;
Recuperação: em média, após a realização da rinoplastia, é recomendado um período de repouso de pelo menos sete dias. Durante esses primeiros dias, a região pode ficar inchada e o paciente ter dificuldades para respirar pelo nariz.