Nascido em Taguatinga e filho de mãe solo, criado com muito sacrifício, Leonardo Araújo começou a trabalhar aos 17 anos


Autodidata em línguas, dominando nada menos que sete idiomas, o hiperpoliglota e artista multidisciplinar Leonardo Araújo, 32 anos, dedica tempo integral ao aprimoramento da Photos.live, primeira startup preta de inteligência artificial do Brasil.

O trabalho permite a produtores de grandes eventos otimizarem estratégias de marketing, verificando, em tempo real, diversos movimentos, como o percentual de pessoas com e sem máscara facial de proteção; índice de gerações entre o público (idoso, adulto e infantil); uso de logotipos e marcas e até mesmo quantas pessoas usam barba ou barba e bigode ou se estão usando óculos de sol ou de grau.

UnB na veia

Nascido em Taguatinga e filho de mãe solo, criado com muito sacrifício, o empreendedor nato começou a trabalhar aos 17 anos. Ingressou na Universidade de Brasília (UnB) no campus do Gama, onde estudou engenharia de software.

Em seguida, ganhou o mundo. Já morou no Chile, Argentina, Suécia, Canadá, Grécia, Japão, China, África do Sul, República Tcheca, Tailândia, Indonésia, Holanda, Austrália e Vietnam. Na China, experimentou o modus vivendis de quatro cidades: Beijing, Shenzhen, Guanzhou e Chengdu. Retornou a Brasília há uma semana, antes do primeiro caso de covid em Wuhan.

A cara dos festivais

Lançada no mercado neste ano, em quatro meses a startup Photos.live logo mostrou a que veio. Foi presença decisiva e marcante nos festivais Afropunk Bahia, maior evento de cultura preta do mundo; Brasil Game Show, que atraiu 300 mil visitantes, em São Paulo; Planeta Brasil, cujo público superou a casa de 100 mil pessoas, no Mineirão, em Belo Horizonte; e Festival Sarará também em Minas Gerais.

Marketing orgânico

“Nossa solução democratiza o acesso das pessoas às próprias imagens. Criamos um site para os eventos, onde, por meio do trabalho dos fotógrafos oficiais, cada pessoa tem acesso à sua foto ou selfie, com muita qualidade, impactando o marketing orgânico do evento.

Com algoritmos proprietários, anonimizamos os dados e fornecemos para os produtores e marcas estatísticas sobre o público e o próprio acontecimento, sempre a partir das imagens. Observamos todos os detalhes. Dessa forma, conseguimos obter dados relevantes para a captação novos de patrocinadores”, diz Leonardo Araújo, revelando que a ideia do projeto Photos.live surgiu durante sua estada na China, quando prestava consultorias.