Passagem do C/2022 E3 (ZTF) ocorre a cada 50 mil anos. Especialista explica como assistir a olho nu
Os apaixonados pelo céu e seus astros podem acompanhar na noite desta sexta-feira (3) a passagem de um fenômeno raro: o cometa verde. Essa é uma oportunidade única, já que a passagem do C/2022 E3 (ZTF) ocorre uma vez a cada 50 mil anos.
O cometa foi descoberto recentemente pela Nasa. Ele está visível no Hemisfério Sul desde o dia 1° de fevereiro. No Distrito Federal, ele pode ser visto a partir das 20h desta sexta.
É possível ver o fenômeno a olho nu. O astrônomo Marcos Calil explica que para enxergar o cometa verde é preciso olhar para o lado norte do céu. O cometa vai estar um pouco abaixo de uma estrela chama capela (veja explicação no vídeo abaixo).
Com um brilho esverdeado, o fenômeno terá a forma de uma mancha leitosa percorrendo o céu e poderá ser visto em qualquer local em que a noite esteja escura e que a poluição luminosa seja pouca. Para ver melhor, o observador pode usar: binóculo, telescópio ou câmera fotográfica.
Observação remota
No dia 11 de fevereiro, a partir das 19h, no YouTube, o Observatório Nacional realizará uma nova edição do evento virtual de observação do céu: “Céu em sua casa: observação remota”. Na transmissão ao vivo, astrônomos amadores e profissionais parceiros do projeto exibirão imagens do cometa C/2022 E3.