Período pode ser uma alternativa para quem curte ler e não está disposto a participar de bloquinhos ou desfiles
Quem ama ler, muitas vezes, não encontra tempo durante a semana por conta das muitas horas passadas no trabalho e no trânsito. Mesmo durante os finais de semana, pouco se consegue ler pois a prioridade é dedicar tempo à família, principalmente no caso daqueles que têm filhos pequenos em casa. Então, para muita gente que não irá aos bloquinhos e desfiles, o Carnaval é um momento precioso para colocar a leitura em dia e desfrutar os prazeres de um bom livro.
Lella Malta, cientista social, escritora, preparadora literária, educadora e terapeuta de escrita expressiva separou cinco dicas de leitura para aproveitar o feriadão. Os títulos são para todos os gostos e estilos.
DICA 1 – TODO DIA A MESMA NOITE (Daniela Arbex)
Dolorosa, mas necessária, a leitura desta reportagem – que acaba de ganhar uma série dramatizada na Netflix – nos convida a refletir sobre a morte, o descaso, o luto – mas também sobre empatia, heroísmo e solidariedade.
Com uma escrita profunda e extremamente sensível, Daniela nos transporta ao fatídico dia que iria mudar Santa Maria e o Brasil, (re)vivendo ao lado de familiares, sobreviventes, equipes de resgate e profissionais da saúde momentos angustiantes que ainda não chegaram ao fim.
DICA 2: 30 DIAS DE ESCRITA TERAPÊUTICA – LELLA MALTA
Para além da leitura, o Carnaval também pode ser a pausa perfeita para quem deseja escrever. Em uma página em branco, é possível organizar emoções, construir uma identidade própria e alcançar o protagonismo que nos é vetado constantemente.
A escrita é um antídoto para os nossos medos. Ao entender o nosso mundo interior fazendo uso das palavras, abraçamos com generosidade quem somos e tiramos o poder e a voz daquele crítico interno que não nos permite ir além.
Escrever acaba por nutrir a reflexão sobre quem somos e como podemos encarar a vida. Este livro é um convite para que você se entregue a cada página, a cada um dos 30 exercícios indicados pela autora. Perfeito para quem busca uma ferramenta de autoconhecimento.
DICA 3: ADRIANA NEGREIROS – SEXO, VIOLÊNCIA E MULHERES NO CANGAÇO
Com sensibilidade ímpar, a autora registra anos de pesquisa jornalística e apresenta, a partir de uma perspectiva feminina, histórias daquelas que foram as maiores vítimas do cangaço brasileiro. Dando voz, pela primeira vez, a tantos discursos invalidados, desqualificados e distorcidos. Leitura rica, fluida e obrigatória – que toca a alma e engrandece a luta.
DICA 4: MOODY – Penelope Ward
Lançamento da Editora Charme, Moody é o tipo de romance que vai botar ainda mais fogo no seu Carnaval. Da consagrada autora Penelope Ward, aborda o tão batido – e superestimado – clichê do amor proibido. Enredo levinho com leitura rápida e fluida. Perfeito para o entretenimento!
DICA 5: APAGUE A LUZ SE FOR CHORAR – Fabiane Guimarães
Em Apague a luz se for chorar, do grupo Companhia das Letras, duas narrativas se entrelaçam para compor um retrato do interior do Brasil e pensar até onde é possível esconder um segredo. Fabiane Guimarães cria um suspense impactante, ambientado em Goiás, sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la.