Segundo a Igreja, a construção, localizada na Asa Norte, durou dois anos e gerou 1,8 mil empregos


O governador Ronaldo Caiado visitou na manhã desta quinta-feira (9/8), em Brasília, o primeiro templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O espaço é o primeiro da instituição religiosa na região Centro-Oeste e o décimo no país. A inauguração da igreja será realizada no dia 2 de setembro, com abertura para visitação pública em geral. Para Caiado, a visita representa a necessidade do cuidado com a espiritualidade.

“É algo que leva a uma reflexão profunda, o momento onde encontramos um sentimento de paz enorme. Estar aqui nos leva a pensar em refletir e analisar a vida da gente como ela é, de espírito, de toda a condição de autoridade”, afirma Caiado. Para o chefe do Executivo goiano, além da importância da religião na vida das pessoas, o local exemplifica a responsabilidade que individualmente todos possuem com as demais pessoas da sociedade.

Para o líder mundial da Igreja, Élder Ulisses Soares, a construção deste templo retrata a perseverança dos fiéis, perseguidos ao longo da história por levarem o nome de Deus adiante. “Acreditamos que essa é a mesma igreja que Cristo formou quando veio a terra, deixou de existir pelo fato dos apóstolos serem perseguidos, foi trazida de volta à Terra no estado de Nova Iorque em 1830 e de lá floresceu para o mundo.”

Há quase cem anos no Brasil, hoje a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias conta com mais de 1,5 milhão de devotos. São 1600 unidades em todo o país. Segundo a Igreja, a construção, localizada na Asa Norte, durou dois anos e gerou 1,8 mil empregos. Ainda de acordo com o líder religioso, o templo deve servir a mais de 50 mil membros da Igreja que vivem no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, parte da Bahia e de Minas Gerais.

Soares destaca ainda que os templos são lugares onde os fiéis e líderes religiosos recebem ordenanças aprofundadas. A presença do governador de Goiás foi celebrada pelo líder religioso. “É um prazer receber o governador Ronaldo Caiado aqui pra fazer um tour no tempo conosco”, ressalta Soares.

Ao fim da visita guiada pelo líder, Caiado fez um convite aos goianos e moradores de estados vizinhos: “É algo que vocês precisam conhecer, merecedor de uma visita, porque eles tiveram um cuidado enorme em manter a arquitetura aqui da cidade de Brasília, mas com os detalhes e o simbolismo daquilo que é a religião de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, disse Caiado ao lado do líder religioso.

Doutrina e parcerias

Em sua página oficial na internet, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se identifica como cristã, mas não católica e nem protestante. Seus fiéis creem na união de Deus, o Pai, Seu Filho, Jesus Cristo, e Espírito Santo. Os prédios chamam a atenção pela grandiosidade e estilo arquitetônico, com linhas suaves, curvas e arcos. A inspiração, segundo Soares, é o modernismo brasileiro, já prevalente em Brasília nas obras de Oscar Niemeyer.

O diretor de comunicação da igreja em Goiânia, Ricardo Damaia, destaca que a instituição deseja formar parcerias com o governo de Goiás em áreas estratégicas que necessitem de apoio. “Nós temos recursos, como o fundo humanitário da igreja, para instituições que precisem de ajuda”, destaca. O projeto denominado “Mãos que ajudam” já beneficiou militares do 9° Batalhão da Polícia Militar, além do Hospital e Maternidade Dona Iris, afirma Damaia.