Setur e entidades do setor se unem para enfrentar a crise provocada pela pandemia

O artesanato é uma das prioridades para a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e a classe ganhou espaço em eventos criados e apoiados pela Setur, onde puderam comercializar produtos e ganhar visibilidade.

Diante do cenário imposto pela pandemia de coronavírus, a Pasta se uniu a Federação das Associações de Artesanato do DF e as demais associações do setor para criar uma plataforma de vendas online.

O intuito é criar o Artesanato Virtual de Brasília para incentivar as vendas e que a população compre e apoie os pequenos produtores da cidade. A Square City é uma plataforma colaborativa para conectar o turista com a cidade e proporcionar novas experiências de venda para todo o comércio local. A loja virtual será acessada pelo link próprio, divulgado de forma colaborativa, por cada marca e também de forma direta à todo o aplicativo www.squarecity.app.

A Setur promoveu uma reunião via videoconferência para apresentar a plataforma às artesãs e mostrar as potencialidades que a ferramenta possui. Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, esse momento é de união, de somar forças e criar soluções para apoiar o setor para gerar visibilidade e renda para os artesãos. “Estamos vivendo o impacto da crise em todas as atividades do setor. Com as medidas adotadas pelo GDF, a exemplo das novas linhas de crédito, as decisões do governador Ibaneis Rocha e as ações para fortalecermos nesse momento os setores, vamos trabalhar a realidade de hoje já preparando com o trade as ações para a retomada”, ressaltou a secretária de Turismo durante a reunião.

Hebert Amorim, presidente da Federação das Associações de Artesanato do DF, também esteve presente no encontro com as demais associações e reforçou que a solução foi pensada junto com a Setur e o trade para criar a melhor ferramenta. “Analisamos diferentes plataformas e a mais completa é a da Square. Estamos criando um movimento de todos para todos”.

“Essa iniciativa é necessária em um momento difícil. As pessoas estão preocupadas e buscando soluções. A Setur está de parabéns e tenho certeza que a plataforma vai ajudar muitos artesãos do DF”, complementou Sandra Madeira, presidente do Sindicato dos Artesãos.

Segundo Helder da Silva Ramos, CEO da Square City, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Setur irá ampliar o site para conectar o trade e oferecer uma ferramenta para que o turista tenha todas as informações na palma da mão. “A ideia é deixar todo mundo interligado, criando mais oportunidades de venda. Vamos oferecer uma experiência e produtos locais de forma integrada, colaborativa e inteligente”, explicou.

Ao final da videoconferência, as artesãs celebraram a iniciativa. “Estou feliz com o rumo do turismo de Brasília e com o apoio que estamos tendo”, disse Ana Beatriz Goldsteins. Enquanto Roze Mendes complementou: “Parabéns para a Setur por nos aproximar e ter esse olhar. Juntos, com os artesãos unidos, podemos repensar ideias e pensar em soluções”.

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