Acervo Digital será lançado dia 23 de janeiro, às 20h, com evento solene no Cine Brasília


Visando preservar as obras e memórias do Instituto Animatógrafo de Comunicação para que o legado do cineasta Pedro Jorge de Castro alcance ainda mais pessoas, será lançado o Acervo Animatógrafo no dia 23 de janeiro, às 20h, no Cine Brasília.

O projeto envolveu uma equipe de cineastas e colaboradores em níveis acadêmicos distintos, para organizar, catalogar e restaurar 22 peças audiovisuais, e digitalizar mais de 2.800 documentos, entre roteiros, convites, certificados, orçamentos, fotos, notícias e reportagens, em um acervo digital que registra os 60 anos de carreira do cineasta.

Entre os longas e curtas restaurados, destaca-se a obra “Brinquedo Popular do Nordeste”, que foi o primeiro filme de um cineasta residente em Brasília a receber o prestigioso Candango de Melhor Curta Metragem no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 1977.

“Este projeto não apenas celebra a rica história do cinema no Brasil, mas também contribui significativamente para a preservação da memória cultural do país. Através da digitalização e restauração dessas obras, o “Acervo Animatógrafo” garante que o legado de Pedro Jorge de Castro seja preservado para as futuras gerações.

A iniciativa também serve como recurso valioso para estudantes, pesquisadores e entusiastas, fortalecendo a diversidade cultural e a compreensão histórica do cinema brasileiro,” afirma LeoMon, coordenador e idealizador do projeto.

O lançamento no Cine Brasília contará com uma solenidade de abertura e a exibição do documentário “91º Semestre”, um compilado de duas aulas ministradas pelo cineasta e professor Pedro Jorge de Castro, abordando temas como o cinema documentário e a ficção revolucionária.

“Estou vivenciando uma oportunidade única de organizar e compartilhar as obras que criei ao longo da minha carreira,” reflete o Professor Pedro Jorge de Castro (80 anos), destacando momentos marcantes de sua trajetória. “Desde os meus primeiros filmes, como ‘Estudantes no Trabalho’ na Itália até os projetos mais recentes no Brasil, cada peça é um fragmento da minha jornada.

Lembro-me da inspiração para ‘Chico da Silva’, que veio após conversas com um professor na Bienal de Veneza, e como produzir o Brinquedo Popular do Nordeste me levou a fundar o Instituto Animatógrafo de Comunicação. Este instituto, inicialmente focado em cinema e vídeo, evoluiu para abranger pesquisas, livros e artigos, culminando agora no lançamento do nosso site. Sou profundamente grato a Leonardo Monteiro pela iniciativa e organização deste projeto e a todos que contribuíram para tornar isso possível.”

O acervo digital tem como principal objetivo democratizar o acesso à informação e às produções do Instituto Animatógrafo de Comunicação. Além do evento de lançamento, o projeto disponibilizará cinco vídeo-aulas ministradas pelo professor, abrangendo diversos aspectos do cinema, desde roteiro e iluminação até direção cinematográfica. Todo o material ficará disponível no site www.animatografo.com.br, para livre consulta, a partir de qualquer lugar do mundo, a partir do dia 23 de janeiro de 2024.

Realizado pelo Instituto em parceria com a Cinese Audiovisual e Candiá Produções, por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, todas aulas e filmes são acessíveis com legendas em Closed Caption e interpretação em LIBRAS, e o acervo digital conta com a ferramenta VLibras, que traduz conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando o site acessível para pessoas surdas.

SOBRE PEDRO JORGE

Cearense, Pedro Jorge de Castro é, ao mesmo tempo, um cidadão Brasiliense e do mundo. Ele é Doutor em Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo e foi professor da Universidade de Brasília durante 28 anos. Estudou cinema e televisão em Roma, onde também fez sua primeira pós-graduação. Como cineasta, Pedro Jorge é autor dos filmes de longa-metragem:”Tigipió, uma História de Amor e Honra”; “O Sinal da Cruz”; e “Calor da Pele”.

Em cinema documentário, foi o primeiro cineasta residente em Brasília a conquistar o prêmio de Melhor Filme do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Além disso, foi reconhecido internacionalmente. Na República Tcheca, o artista foi premiado no Festival de Cinema de KarlovyVary, que contou com a presença de grandes nomes, como o diretor e roteirista de cinema italiano, Federico Fellini.

CINESE AUDIOVISUAL

Produtora independente, que atua no setor artístico-cultural em parcerias com pessoas, instituições públicas e privadas, artistas e autônomos de diversos segmentos culturais do Distrito Federal. Com contribuições relevantes para o reconhecimento, difusão, valorização, registro da cultura local e fortalecimento do setor audiovisual.

Suas pautas estão relacionadas a democratização do acesso à sétima arte por pessoas da periferia do Distrito Federal, e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 (ONU). Desde de 2010, oferece serviços em todas as etapas de produção audiovisual, além de facilitar cursos e consultorias para diversos públicos em todo Brasil, principalmente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Piauí, Bahia e Maranhão.

CANDIÁ PRODUÇÕES

Fundada em 2016 por Valéria Amorim, a Candiá Produções é uma agência 360° que se consolidou como referência no desenvolvimento de campanhas de comunicação e marketing para o terceiro setor. Atua em todo território nacional, prioritariamente em projetos de fomento à cultura, educação, comunicação popular, direitos humanos, equidade de gênero e meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO

20h00 – Abertura com Alice Lira, Diretora Executiva da Cinese Audiovisual e Mestre de Cerimônias.
20h10 – Apresentação e disponibilização do acervo – LeoMon, idealizador e coordenador artístico do projeto, e Pedro Jorge de Castro, diretor dos filmes e produtor executivo do projeto. 30 Min.
20h40 – Exibição do filme “91º Semestre”.

FICHA TÉCNICA
Produção Executiva / Direção filmes:Pedro Jorge de Castro
Coordenação Artística: LeoMon
Digitalização Acervo Imagens: LeoMon e Maria Fabiana
Digitalização e Restauração Filmes: Vinicius Moreira
Gravação e Edição de Vídeos: Alice Lira,  LeoMon e  Ricardo Palito
Coordenação de Comunicação: Candiá Produções
Designer e Web Designer: Valéria Amorim
Assistente de Produção: Maria Fabiana
Arquivista e Legendas: Cinese Audiovisual
Realização: Instituto Animatógrafo de Comunicação
Correalização: Cinese Audiovisual e Candiá Produções

Serviço

O que? Lançamento do Acervo Digital do Instituto Animatógrafo de Comunicação
Quando? 23 de Janeiro de 2024 às 20h00
Onde? Cine Brasília – Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF.
Mais informações: animatografo.com.br
Convite: https://youtu.be/pf3u_Wy2rtI 

Assessoria de imprensa: Valéria Amorim – candiaproducoes@gmail.com