Fora do mercado brasileiro desde 2020, o Volkswagen Golf deixou uma legião de fãs órfãos por aqui
Afinal, foi o sonho de consumo de milhares de jovens durante os 27 anos em que esteve disponível no portfólio da montadora no país. A saudade do hatch, que já é enorme no coração de muitos fãs, deve aumentar em 2024, ano em que o modelo, um dos carros mais vendidos do mundo, celebra 50 anos de vida.
A nova linha do Volkswagen Golf, recebeu uma reestilização em cima da 8ª geração, e ficou ainda mais atraente e, principalmente, tecnológica, com direito a ChatGPT.
Em termos de design, as mudanças foram poucas, e focaram principalmente nos faróis de LED, agora com o dobro de alcance dos anteriores, e pela presença, até então inédita, do logotipo brilhante (iluminado) da Volkswagen.
Assistente de voz com ChatGPT
Por dentro, o Golf 2024 traz como grande atração a nova central multimídia, que teve software e hardware atualizados. A tela é sensível ao toque e o assistente de voz conta com ChatGPT integrado, graças à parceria com a empresa Cerence.
O painel de instrumentos Digital Cockpit oferece tela de 10,2 polegadas, e o volante multifuncional trocou os botões sensíveis ao toque pelos físicos para atender aos desejos dos fãs mais puristas do icônico hatch.
O Golf 2024 oferece ainda head up display, mas como opcional, além de câmera com visão 360º e o avançado Park Assist Pro, que permite ao condutor estacionar o carro remotamente, por meio de um smartphone.
Golf 2024 tem ampla gama de motores
Em termos de conjunto mecânico, a linha 2024 do Volkswagen Golf, que agora será oferecido somente com câmbio automático, vai agradar tanto aos fãs mais puristas, que curtem um ronco de motor, quanto aos mais focados em novas tecnologias, que prezam por propulsores menos poluentes.
O cinquentenário hatch alemão terá motores movidos a gasolina (1.5 TSI ou 2.0 TSI), diesel (2.0 TSI, com 115 ou 150 cv), híbridos leves e híbridos plug-in à disposição dos consumidores na Europa.
A hibridização, aliás, é a porta de entrada escolhida pela Volkswagen para, em breve, tornar o Golf um carro 100% elétrico. Na linha 2024, a versão com propulsor híbrido leve conta com o motor 1.5 TSI de 115 ou 150 cavalos aliado à tecnologia de 48 volts.
O Golf híbrido plug-in, por sua vez, tem duas variantes. A chamada eHybrid oferece o propulsor 1.5 TSI a gasolina atrelado a um elétrico que, juntos, entregam 204 cv e 35,7 kgf/m ao motorista.
A variante GTE é a mais nervosa, com o 1.5 TSI de 177 cv trabalhando em conjunto com o elétrico de 115 cv, proporcionando ao motorista 272 cv de potência total e um torque de 40,8 kgf/m. A bateria é de 19,7 kWh, que dá ao Golf híbrido até 100 km de alcance exclusivamente no modo elétrico.
A Volkswagen ainda não divulgou os preços da linha do Golf 2024, e só deve anunciar quanto custará cada versão quando a chegada ao mercado estiver mais próxima.
A montadora alemã também não confirmou se o Brasil está entre os países que receberão a novidade, mas, por enquanto, também não descartou por completo o retorno do campeão de vendas por aqui após quatro anos.