A Biblioteca Demonstrativa está localizada na EQS 506/507, W3, Asa Sul


Em maio, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles segue oferecendo uma programação cultural diversificada, abordando questões relevantes e promovendo debates significativos para a comunidade de Brasília. Entre os dias 2 e 10, será realizada uma exposição física de livros dedicada ao tema do trabalho e dos trabalhadores, proporcionando aos visitantes uma oportunidade de conhecer obras que abordam aspectos essenciais relacionados ao universo do trabalho. Isto é, desde a  história, passando pelos direitos trabalhistas, registros de trabalho (obra de Sebastião Salgado), doenças laborais, entre tantos outros, até a literatura.

Paralelamente, de 2 a 17 de maio, uma exposição fotográfica especial será voltada aos trabalhadores do sistema prisional. Essa exposição visa trazer à luz as histórias e desafios enfrentados por esses trabalhadores, oferecendo uma perspectiva única sobre essa área importante da sociedade, a qual é a reinserção por meio do trabalho. “A BDB alinhada com as metas para o desenvolvimento sustentável não vai deixar ninguém para trás. Todos devem ter uma oportunidade justa na vida, seja quem for e onde estiver. Todas as pessoas são importantes e serão incluídas. O espaço aqui é para todos”, ressalta a fundadora e diretora-presidente do Instituto Incluir, e idealizadora do projeto Literatura Acessível, Carina Alves.

Aulão BDB: Direito Administrativo para CNU

Já na sexta-feira, dia 3 de maio, das 19h às 21h, o professor de Direito Administrativo e Constitucional em reconhecidos cursos preparatórios para concursos, José Trindade, ministrará um Aulão BDB focado em Direito Administrativo para o Concurso Nacional Unificado (CNU). Trindade é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e Auditor Federal de Finanças e Controle, na Controladoria Geral da União (CGU).

Dia das Mães na BDB 

Em comemoração ao Dia das Mães, de 6 a 17 de maio, a biblioteca apresentará uma exposição especial em homenagem a essa data tão significativa, reconhecendo e celebrando o papel fundamental das mães na sociedade.

Roda de conversa “Reintegro: a ressocialização através do trabalho”

No dia 7 de maio, às 14h, haverá uma Roda de Conversa intitulada “Reintegro: a ressocialização através do trabalho”. A mediação será realizada por Bianca Ferraz, mestra em biblioteca, cultura e sociedade, especializada em Mediação da Leitura Literária na Socioeducação. “O trabalho é uma ponte fundamental para a ressocialização, oferecendo não apenas sustento, mas também dignidade e oportunidades de crescimento pessoal”, destaca Bianca.

A roda de conversa contará com a participação de Marcio Sousa, coordenador do projeto Reintegro, uma iniciativa conjunta do Instituto Besouro e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sendo seu objetivo promover capacitação laboral, redução de pena e reintegração de pessoas privadas de liberdade nos regimes semiaberto e aberto do sistema prisional do Distrito Federal por meio do trabalho.

Além disso, empreendedores como Mateus da Silva e Romulo Martins, participantes do projeto Reintegro, compartilharão suas experiências e perspectivas sobre esse importante trabalho de reintegração. Após a Roda de Conversa os participantes poderão visitar a exposição sobre os trabalhos do Reintegro, na galeria da Biblioteca.

Roda de negócios para produtores culturais 

No mesmo dia, às 15h, tanto Mateus quanto Romulo participarão de uma roda de negócios voltada aos produtores culturais. Mateus é empreendedor no ramo gráfico, enquanto Romulo empreende na área de alimentação, em que abordará todos os tipos de formatos, como kit lanche, coffee break, brunch, entre outros.

Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa

As atividades da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa são 100% gratuitas e abertas ao público em geral. A BDB está localizada na EQS 506/507, W3, Asa Sul, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, conta com amplos espaços para estudo individual, com acesso a Wi-Fi gratuito e tomadas. As crianças também são bem-vindas  na área infantil para leitura e interação e acervo com Gibiteca e HQs para todas as idades.

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.