São 52 linhas que passam aceitar pagamento apenas de forma eletrônica a partir desta segunda-feira (1º/7)


Diversas linhas de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal deixam de aceitar dinheiro em espécie como forma de pagamento dos coletivos a partir desta segunda-feira (1º/7). Ao todo, são 52 linhas que passam a aceitar apenas pagamento por meio eletrônico — 10 ônibus da Piracicabana, 15 da Pioneira, 7 da Urbi, 10 da Marechal e 10 da BsBus.

O número equivale a 5,6% das linhas de ônibus da capital, que atualmente conta com 919. A expectativa da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) é que a tarifa em dinheiro seja extinta aos poucos.

“A previsão é que, até final do ano, o dinheiro em espécie não esteja mais em circulação nas demais linhas”, explicou Zeno Gonçalves, secretário da Semob-DF

Agora, usuários das 52 linhas só conseguem pagar as passagens por meio eletrônico, com o uso de cartões de transporte e bancários. O pagamento por aproximação por meio de smartphones, smartwatches ou pulseiras inteligentes também é aceito.

Além disso, há 128 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito para recarregar ou solicitar um cartão de bilhetagem. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

Confira as linhas que deixam de aceitar dinheiro em espécie:

Pioneira (Bacia 2)

0.018 PARANOÁ PARQUE / W3 NORTE (VIA PONTE JK)
764.1 Itapoã Parque / Rodoviária do Plano Piloto
784.5 Itapoã Parque / Terminal do Paranoá
3309 Terminal de Integração de Santa Maria / Santos Dumont / Área Alfa / Córrego da Onça
3311 TERMINAL 279 / AVENIDA ALAGADOS / TERMINAL DE INTEGRAÇÃO BRT SANTA MARIA
3318 Estação BRT de Santa Maria / Expansão / Centro Olímpico
3304 A 253 – Santos Dumont / Terminal de Integração de Santa Maria
3300 Terminal de Integração de Santa Maria (BRT) / BR 040 / Polo JK
3312 Terminal 279 / Avenida Alagados / Terminal de Integração BRT Santa Maria
3319 Circular Santa Maria Norte / BRT
3302 Terminal de Santa Maria / Avenida Alagados / Terminal de Integração BRT Santa Maria
3306 Total Ville / Terminal de Integração Santa Maria
3201 Setor Sul (Qd. 15 e 17) / Setor Central (Av. Pioneiros) / BRT
3310 Avenida Alagados (CL 108) / Condomínio Porto Rico (300/400) / Terminal de Integração
3313 Avenida Alagados (CL 108) / Vila D.V.O / Expansão / Terminal de Integração

Piracicabana (Bacia 1)

0.110 Rodoviária do Plano Piloto / UNB
106.1 TERMINAL ASA SUL /W3 SUL/ESPLANADA
0.016 Terminal Asa Sul / EPIG / Setor Noroeste
102.6 Terminal da Asa Sul – Aeroporto
102.7 Terminal da Asa Sul / Aeroporto (CNPq)
624.1 Planaltina / Buritis IV / Esplanada (Eixo Norte)/ Catedral
630.1 Expresso Planaltina (PAPE – Jardim Roriz) / Rodoviária Plano Piloto
630.2 Expresso Planaltina (Tradicional) / Rodoviária Plano Piloto
109.4 Rodoviária do Plano Piloto / Esplanada
109.3 Rod. P. Piloto/ Esplanada/ Setor de Autarquias Sul/ Pátio Brasil

Urbi (Bacia 3)

0.884 Riacho Fundo II (QS 18 – EPNB – Zoológico) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN
0.816 Recanto das Emas (EPNB – EPIA – Zoológico) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN
0.819 Recanto das Emas (Quadra 800) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN (EPNB)
0.851 Samambaia Sul (1 Avenida – EPNB – EPIA) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN
0.392 Samambaia Norte (1ª Avenida – EPNB) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN
392.2 Samambaia Norte (2ª Avenida) / EPNB / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN
0.853 Samambaia Sul (2ª Avenida – EPNB – EPIA) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN

Marechal (Bacia 4)

0.306 Taguatinga Sul / Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
0.349 Taguatinga Sul / Estrutural (EPCT) / EPNB / EPGU / L2 Sul – Norte / UnB / TAN
0.900 Taguatinga Sul / Esplanada (Estrutural)
0.336 Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
0.554 Setor “P” Sul / Rodoviaria do Plano Piloto (P4-P3-P2) – Semiexpressa
0.555 SETOR P SUL / W3 NORTE (P4 – P3 – P2) – SEMIEXPRESSA
932.4 Terminal P Sul-P4 / Pôr do Sol/ EPTG / W3 Sul e Norte
932.3 Por do Sol / Taguatinga Centro / EPTG / Rodoviária do Plano Piloto
902.2 Taguatinga Norte / QNL / Esplanada (Estrutural)
0.902 Taguatinga Norte / QNL / Esplanada

São José (Bacia 5)

348.1 Setor O (Expansão – Via Leste) / EPTG / L2 Sul-Norte / UNB / Terminal Asa Norte (Semiexpressa)
0.348 Setor O / L2 Sul – Norte / UNB / TAN (semiexpressa)
0.338 Setor O (Expansão – P2 Norte) / L2 Sul – Norte / UNB / TAN (semiexpressa)
0.553 Setor O / W3 Sul (Expansão – P2 Norte – Guariroba) Semiexpressa
374.1 Setor O (Cond. Privê – Via Leste) / EPTG / SIG / W3 Norte / TAN (semiexpressa)
0.558 Setor O (Ceilândia Norte – Sul) / EPTG / Eixo Sul / Rod. do Plano Piloto (Semiexpressa)
929.2 SETOR O (EXPANSÃO) / METRÔ (ESTAÇÃO VIA OESTE)
0.556 QNR 5 / RODOVIARIA DO PLANO PILOTO (P 2 NORTE – VIA LESTE) SEMIEXPRESSA
0.557 QNR 5 (P Norte) / W3 Sul Via Leste – Semiexpressa
557.1 QNR 5 (P2 Norte – Via Leste) / EPTG / SIG / W3 Sul (Qd 716 Sul) – Semiexpressa


Modernização

Segundo a Semob, a medida visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços. Em 2023, o pagamento da passagem com dinheiro em espécie representava um montante de R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% do total de acessos.

Além de ser um atrativo para criminosos, a circulação de dinheiro nos ônibus significa prejuízo para os passageiros, já que a viagem paga em dinheiro não permite fazer a integração.

Por meio dos cartões Mobilidade ou Vale-Transporte, o usuário pode realizar até três embarques no mesmo sentido (ida ou volta), no prazo de até três horas. Em vez de pagar três passagens, os deslocamentos podem ser realizados com a tarifa máxima de R$5,50.