A veterana Liga de Quadrilhas do DF e Entorno coloca 3500 brincantes na arena da alegria para a maior competição de cultura popular do Brasil


O mês de julho no Distrito Federal é sinônimo de festa e tradição, com a ajuda do 24º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno, que agita o DF com o concurso das maiores quadrilhas do Brasil, muito forró e comidas típicas. O evento, realizado pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) promete ao público espetáculos produzidos pelos artistas da cultura popular, ao longo de 24 anos de história e tradição. A 2ª etapa do circuito acontece no estacionamento do Estádio Agostinho Lima, em Sobradinho, nos dias 05, 06 e 07 de julho.

Na sexta-feira, 5 de julho, a programação começa às 19h com o grupo Tico Tico no Fubá, seguido pelos Matingueiros do Sertão às 19h45. Às 20h30, o grupo Espalha Brasa sobe ao palco, e às 21h15 é a vez de Os Caboclos do Sertão animarem o público. Após um intervalo, a festa continua às 22h15 com Chinelo de Couro, Bamboleá às 23h e Vai Mas Não Vai às 23h45, encerrando a noite de apresentações.

No sábado, 6 de julho, o Grupo Especial inicia suas apresentações às 18h com Arraiá dos Matutos, seguido por Rasga o Fole às 18h45 e Eita Bagaceira às 19h30. Às 20h15, o grupo Coisas da Roça promete levantar a plateia antes do intervalo. A noite prossegue com Amor Junino às 21h15, Fornalha às 22h, Pinga em Mim às 22h45, e Xem Nhem Nhem às 23h30, fechando com chave de ouro.

A festa continua no domingo, 7 de julho, começando às 18h com Ribuliço, seguido por Arroxa o Nó às 18h45 e Xamegar às 19h30. Às 20h15, Xique Xique traz mais alegria ao evento antes do intervalo. Na sequência, Caipirada se apresenta às 21h15, Formiga da Roça às 22h, e a noite se encerra com Mala Veia às 22h45.

Desde o ano 2000 lançando talentos e movimentando a cadeia produtiva por meio da cultura popular, a LINQ-DFE conta com mais de 3500 quadrilheiros, muitos nascidos e criados dentro do movimento. Além disso, a entidade representativa conta com ações que promovem o São João o ano inteiro, por meio de projetos pedagógicos, dentro das escolas do DF.

A etapa Sobradinho, no estacionamento do Estádio Agostinho Lima, representa a segunda do circuito. Em seguida, o evento se desloca para o Paranoá, onde o estacionamento da Administração Regional sediará a 3ª etapa nos dias 12 e 13 de julho (Grupo Acesso) e 13 e 14 de julho (Grupo Especial). Finalmente, a 4ª etapa será em Taguatinga, no estacionamento do Estádio Serejão, nos dias 19 de julho (Grupo Acesso) e 21 de julho (Grupo Especial).

24 anos de cultura popular

Prestes a completar 25 anos da autêntica cultura popular, o Circuito de Quadrilhas Juninas realizado pela Liga é uma celebração da cultura nordestina e uma demonstração do talento e dedicação dos grupos que competem. Cada apresentação é uma explosão de cores, música e coreografias cuidadosamente ensaiadas, refletindo a riqueza das festas juninas brasileiras.

No Circuito de 2023, o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas em média por etapa, evidenciando a importância cultural do evento na região. Além disso, o evento é um importante fomentador da economia criativa, envolvendo diversos setores como alimentação e artesanato, dentre outros.

Márcio Nunes, presidente da LINQ-DFE, ressalta a importância da profissionalização do movimento junino e a capacidade de resistência dos artistas para fazer o verdadeiro São João acontecer no Distrito Federal. “Já caminhamos muito e é lindo ver a força dos nossos quadrilheiros e da cadeia produtiva do movimento. Afinal, somos hoje a maior entidade representativa do movimento junino do Brasil”, celebra.

Serviço

Sobradinho recebe etapa do 24º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal

Onde? Estacionamento do Estádio Agostinho Lima

Primeira etapa 05 a 07 de julho, a partir das 18h.

Redes Sociais: https://www.instagram.com/linqdfe/

Gibi Comunica