No domingo (24/5), uma missa de aniversário será transmitida ao vivo, às 18h, pelas redes sociais da igreja
O Santuário Dom Bosco, na 702 sul, completa 50 anos neste sábado (23/5). Para celebrar a data, é possível fazer um tour virtual e conhecer a icônica igreja sem sair de casa. O santuário está entre os destaques da “Rota da paz”, projeto da Secretaria de Turismo do DF em celebração aos 60 anos de Brasília, que inclui a visita on-line a diversos pontos turísticos da capital federal.
No domingo (24/5), uma missa de aniversário será transmitida ao vivo, às 18h, pelas redes sociais da Dom Bosco. “Celebrar essa data significa continuar o sonho de Dom Bosco. O sonho que ele teve em 30 de agosto de 1883, com a visão da capital federal. Nossos paroquianos e fiéis são chamados a fazer parte disso”, afirmou o padre da paróquia, Jonathan Costa. Também no domingo, será inaugurado um busto de Dom Bosco no local.
Santuário
Conhecido pelos vitrais e colunas de concreto, o Santuário Dom Bosco é uma das igrejas mais conhecidas da cidade e foi projetada pelo arquiteto mineiro Carlos Alberto. Construída em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, a paróquia tem estilo gótico e é formada por 80 colunas e vitrais em 12 tonalidades de azul.
No tour virtual, é possível conferir a arquitetura da igreja e o lustre de 3,5 metros de altura formado por 7.400 peças de vidro murano que fica em seu interior, simbolizando Jesus. Além disso, curiosos e fiéis de Brasília e de todo o mundo podem apreciar as grandes portas, produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos que relembram a vida de Dom Bosco. As 12 portas talhadas em bronze são de autoria do artista Gianfrancesco Cerri, que também assina o painel em bronze na pia batismal e a pintura em acrílico no sacrário.
A igreja foi eleita uma das sete maravilhas de Brasília, em 2008, peloo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Com esse título, o Santuário foi incluído pelo Governo do Distrito Federal na rota turística de Brasília.
Confira outros roteiros do “Rotas da paz”:
> Templo da Legião da Boa Vontade
> Mesquita do Centro Islâmico
> Vale do Amanhecer
> Prainha dos Orixás
> Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz)
> Santuário Arquidiocesano Menino Jesus
> Busto de Mahatma Gandhi
> Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater
> Mosteiro de São Bento de Brasília
> Templo Shin Budista Terra Pura