Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebe crianças de seis a 17 anos para atividades gratuitas


No coração do Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal, a Associação Cultural de Arte Inclusiva – Namastê está lança projeto destinado a transformar as atividades extraclasse em um período de descobertas e desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens do Núcleo Bandeirante.

O projeto, apoiado por convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), visa proporcionar um ambiente seguro e enriquecedor para até 100 participantes ao longo de quatro anos, com possibilidade de extensão. E o destaque vai para o período de férias, onde o projeto conta com uma série de atividades artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas.

A iniciativa consiste no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), fundamentado na Política Nacional de Assistência Social, oferecendo atividades estruturadas para diferentes faixas etárias. As vagas são distribuídas entre crianças de seis a 15 anos e adolescentes de 15 a 17 anos, focado no desenvolvimento de habilidades visando a orientação profissional. Para participar, basta buscar o encaminhamento no CRAS do Núcleo Bandeirante para a criança ou adolescente.

O programa é estruturado em três eixos principais que guiam as atividades oferecidas. O primeiro é o “Eu comigo”, focado no desenvolvimento pessoal e autoestima, fortalecendo competências individuais como autoconfiança e resiliência.

O segundo é o “Eu com os outros”, promovendo a integração social através do fortalecimento de redes de apoio familiar e comunitário, incentivando a empatia e a cooperação. A ação também conta com eixo “Eu com a cidade” estimula a participação cidadã e o senso de pertencimento, capacitando os participantes para a vida em sociedade e o exercício de direitos e deveres.

Além de complementar o apoio às famílias, prevenir situações de risco social e promover o acesso a benefícios e serviços essenciais como educação, saúde e cultura, o projeto busca fortalecer vínculos familiares e comunitários, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento. Nesse sentido, os participantes receberão aulas de dança, musicalização, alimentação e atendimento psicossocial que se estende à família.

“A Namastê compromete-se em proporcionar instalações físicas de alta qualidade, garantindo um ambiente seguro e propício para as atividades planejadas. Esta infraestrutura será essencial para o sucesso do programa ao longo dos próximos anos”, destacam as gestoras Juliana da associação e Luciana Vítor.

Para as gestoras, o projeto não apenas protege os participantes de situações de vulnerabilidade, mas também capacita os adolescentes para se tornarem cidadãos ativos e participativos em suas comunidades. “Através de oficinas artísticas, culturais e esportivas, o programa visa expandir os horizontes e proporcionar-lhes novas oportunidades de crescimento pessoal e social”, enfatiza.

“Os participantes receberam atividades como, dança, arteterapia, xadrez, contação de histórias, Cinecultura, rodas de conversas entre outras atividades, sendo renovadas trimestralmente”.

Com um compromisso renovado com a inclusão social e o desenvolvimento humano, a Associação Cultural de Arte Inclusiva – Namastê se destaca como um agente de mudança positiva na vida das crianças e adolescentes do Núcleo Bandeirante.

“Por hora, o projeto não apenas promete transformar as férias escolares em um período educativo e enriquecedor, mas também reforçar os laços comunitários contínuos e familiares que são essenciais para um futuro mais promissor”, arremata Luciana Vítor.

Serviço

Associação Cultural Namastê recebe crianças e adolescentes do Núcleo Bandeirante com atividades artísticas para as férias escolares
Ingresso para crianças de 6 a 17 anos – Residentes no Núcleo Bandeirante
Saiba mais: https://namasteculturainclusiva.com.br/

Gibi Comunica