Oceano Arquitetura investe em cenários responsáveis e comprometidos com o meio ambiente, além de inovadores e afetivos com o público


Dragões, lanternas chinesas e muita areia de praia no meio do cerrado brasileiro. Parece a descrição de um sonho mirabolante, mas é com essa mistura pra lá de ousada que o Festival Na Praia, conhecido como um dos principais eventos culturais do país, retorna com o tema China. Além de ser um espetáculo artístico e visual, o evento traz muita inovação e tecnologia no que diz respeito à sustentabilidade, contando com a assinatura e expertise da empresa de arquitetura e cenografia Oceano.

Desde 2022, a Oceano assumiu o compromisso de tornar o evento “verde”, desempenhando um papel crucial na criação e compatibilização dos projetos arquitetônicos do complexo Na Praia. Especialista em cenografia, a empresa é responsável por transformar o festival em uma experiência visualmente deslumbrante e ecologicamente consciente. Em 2024, a Oceano assume novamente a autoria da cenografia, trazendo uma proposta inovadora para a vila A&B, denominada Chinatown, e um palco central que se destaca por sua grandiosidade e uso de tecnologia avançada.

O trabalho conjunto da Oceano com equipe da R2 Produções, integra uma estratégia robusta de sustentabilidade alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Desde 2017, o Na Praia tem sido pioneiro em práticas ambientais, sendo reconhecido como o primeiro festival Lixo Zero da América Latina e, posteriormente, como o maior festival Lixo Zero do mundo.

“Nosso objetivo é criar cenografias que não apenas encantem visualmente, mas que também sejam sustentáveis. Cada material escolhido e cada estrutura construída refletem nosso compromisso com o meio ambiente, a responsabilidade social, além do nosso compromisso com o belo e com a experiência final de quem curte o evento”, justificou Mariana Mares Guia, sócia da Oceano.

Dentre as soluções que se destacam este ano está a economia de água, com a implementação de mictórios secos, torneiras com temporizadores e arejadores, além de uma seleção de espécies de plantas que demandam menos água.

Para a produção e implantação da vila A&B, a Chinatown, Mariana comentou que a experiência imersiva do lugar é baseada em pequenos comércios tradicionais chineses. “Identificamos materiais como madeira, pintura em cores intensas, muitos luminosos, neon, lanternas típicas chinesas e colocamos tudo isso na construção do ambiente”.

Um verdadeiro monumento no coração da capital federal

O palco do festival chega a 30m de altura com uma boca de cena de aproximadamente 20m, o ambiente se destaca por sua magnitude e beleza garantindo ao festival uma estrutura equivalente aos grandes festivais internacionais. ” A premissa cenográfica é trazer a China contemporânea, com uso de muita iluminação, led e efeitos visuais com um projeto que se baseia no skyline de Xangai. Buscamos inovar ano a ano, fazendo uma pesquisa de efeitos de luz e novas tecnologias que podem ser empregadas ao palco e que engrandecem o conceito cenográfico e tornam a experiência ainda mais memorável”, evidenciou Mariana.

Com uma mistura de lazer, esporte, natureza, cultura, gastronomia e brincadeiras, o Festival Na Praia inclui ambientalização para as crianças aos finais de semana, em uma área que possui um jardim chinês com um lago para mergulho e um espaço de piquenique com oficinas recreativas, como caça ao tesouro e teatro.

Além do espaço para diversão, o festival promove atividades esportivas aos sábados e domingos para incentivar saúde e bem-estar aos visitantes. Por meio do ingresso day use, os esportes e atividades físicas acontecem nas areias e nas quadras do Na Praia até as 17h30, em um mesmo ambiente onde foi instalado uma praia artificial à beira do lago Paranoá.

A vila gastronômica do complexo se destaca por um cardápio de dezoito restaurantes diferentes, que vai de frutos do mar até hamburguerias e pratos prontos. Com o acesso direto à areia, a ideia é proporcionar uma experiência de estar realmente na praia.

Sobre a Oceano

A Oceano Arquitetura se destaca no mercado de experiências cenográficas, abrangendo projetos tanto de pequeno quanto de grande porte. Especializada em cenografia para eventos online e off-line, arquitetura comercial, ativações de marca e design de parques temáticos, a empresa prioriza a viabilidade técnica e financeira de seus empreendimentos.

A Oceano já esteve à frente de outros importantes projetos cenográficos em várias cidades brasileiras, como o CoMA em Brasília, o Bali Park em Luziânia, e o Parque Aquático Multiparques em Balneário Camboriú. A empresa também já foi responsável pela ativação da Budweiser no Lollapalooza 2024 e no Corona Sunset 2023, ocorrido na Praia do Preá, Ceará.

Conheça os sócios

A empresa é composta por quatro sócios. Mariana Mares Guia é arquiteta formada pela UFMG e com um Master em Architecture and Sustainability na Bélgica, é especialista em projetos comerciais e institucionais.

Já Thalisson Alexandre Silva Mesquita traz sua expertise em Arquitetura e Urbanismo pela UniCeub e pós-graduação em Conforto Térmico e Ambiental pela UnB, destacando-se no setor imobiliário e em eventos como Na Praia e Carnaval do Parque. Gustavo de Sousa Vasconcelos Goes também está à frente da Oceano e combina sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UnB com uma pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura, focando em projetos comerciais e expografia desde 2006.

Por fim, Victor Ricardo Holanda Freitas é formado em Desenho Industrial pela UnB e concentra-se em arquitetura comercial e direção criativa para cenografia de eventos e ativações de marca desde 2017.

OCEANO ARQUITETURA
https://modulooceano.com/oceano-arquitetura/
https://www.instagram.com/oceano.arq/

Prezz Comunicação