Vale a pena reservar um tempo para explorar alguns dos restaurantes mais icônicos e populares da capital


Brasília não é atraente apenas por ser a capital do Brasil, para se ter uma ideia, a cidade recebeu mais de 24 mil turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses de 2023, impulsionada por grandes eventos musicais, esportivos e culturais, além da gastronomia, que tem se destacado com cada vez mais frequência.

Carne de Sol do Tião

Uma boa opção para comer tira gosto de boteco e tomar uma “gelada” ou cachaça é o restaurante Carne de Sol do Tião, no Colorado. Entre os pratos, os destaques vão para o bife de fígado acebolado com jiló; dobradinha; carne de sol; e torresmo, apreciado por muitos brasilienses.

Bomba Grill

Pode até ter em outros lugares, mas as bombas do Guará são diferenciadas. Vale a pena experimentar a Bomba Grill, na QE 7 do Guará 1. A lanchonete vende diferentes combos de lanches, que acompanham batata frita e um copo de refrigerante. O cardápio conta ainda com vitaminas, sucos, açaís e milk-shakes.

Tia Zélia

Está procurando um lugar para almoçar? Localizado na Vila Planalto, o Bar e Restaurante Tia Zélia aposta em um cardápio vasto, incluindo costela com mandioca; rabada; feijoada; frango com quiabo; e carne de panela. O diferencial está na roda de samba, que acontece fim de semana sim, fim de semana não.

Foto colorida de várias comidas - Metrópoles
Bar e Restaurante Tia Zélia

Caliandra Café

O Caliandra Café fica no Jardim Botânico de Brasília. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer um dos pontos turísticos mais bonitos da capital. Se for com alguém, recomenda-se pedir o Combinado II, que vem com pamonha gratinada com nata e queijo, pão de queijo, geleia da casa, frutas e frios, como queijo e embutidos.

Baco Pizzaria

A pizzaria brasiliense Baco, comandada pelo chef Gil Guimarães, é referência nacional. A tradicional casa napoletana foi eleita duas vezes como a melhor do país. Atualmente, conta com duas unidades na capital federal, uma na 309 Norte e outra na 408 Sul.

Izzi Wine Garden

Os amantes de vinho e de uma boa música ao vivo vão gostar da proposta do Izzi Wine Garden, no Pontão do Lago Sul. Além da vasta carta de vinhos, o restaurante à beira do Lago Paranoá conta com finger foods, hambúrgueres, pratos principais e pizzas de fermentação natural.

Sorvete ao Quadrado

Um dos sorvetes artesanais mais brasilienses é o Sorvete ao Quadrado, na 102 Norte. Os sabores são os mais diferenciados, como praliné de castanha de baru; morango ao leite de amêndoas; cocada de forno; e cheesecake de framboesa, além de opções zero açúcar.

Café e um Chêro

Nascido em Brasília, em 2017, o Café e um Chêro é bastante conhecido pelos brasilienses pelo sabor caseiro que remete ao Nordeste. Pão de queijo recheado, tapioca, cuscuz, cafés e sobremesas, como a Torta do Tio Cacau (Bis, sorvete, brigadeiro e leite Ninho) são algumas das opções do cardápio.

Confira todas as unidades espalhadas no DF aqui.

Bar Beirute

Inaugurado em 1966, o Bar Beirute é bem movimentado no almoço. O forte são os pratos com a pegada árabe – destaque para os quibes –, além do chope gelado e drinques clássicos. A casa fica na 109 Sul e 107 Norte.