Poderão concorrer filmes de todo o Brasil, com inscrições abertas até 15 de janeiro. O evento acontece em março, no Teatro de Sobradinho


O FEMUCINE – Festival Multicultural de Cinema, está com as inscrições abertas para a mostra competitiva de curtas-metragens que serão exibidos em sua 3ª edição. O evento, com data marcada para março, acontecerá no Teatro de Sobradinho. Interessados de todo o Brasil poderão se inscrever gratuitamente até o dia 15 de janeiro através do site oficial: FEMUCINE.COM.BR.

Serão selecionados 12 curtas-metragens nacionais que tenham como temas as relações humanas, a natureza, os territórios e a diversidade. Filmes de ficção, documentário, híbrido, experimental ou animação, com até 30 minutos de duração e classificação indicativa de até 16 anos, poderão concorrer. Serão aceitas apenas produções finalizadas entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025. Os filmes escolhidos concorrerão aos prêmios de Melhor Filme Júri Técnico, Melhor Filme Júri Popular e Menção Honrosa. As premiações vão de Mil a R$3 Mil reais.

Neste ano, o FEMUCINE segue com o compromisso de celebrar a arte como ferramenta de resistência e transformação, oferecendo um espaço plural que transcende o cinema ao unir diversas expressões culturais, como música, dança, artes plásticas, visuais, artesanato e gastronomia. A temática desta edição, “Por todas as nossas relações” de Mitakuye Oyasin, inspirada na sabedoria indígena Lakota, propõe uma reflexão profunda sobre a interdependência que nos une.

Além disso, o evento é uma vitrine para realizadores independentes, com destaque para artistas mulheres, negros e LGBTQIA+, reafirmando o protagonismo de grupos historicamente marginalizados e promovendo um cinema de guerrilha que valoriza narrativas periféricas e independentes. Mais do que um espaço de exibição, o FEMUCINE se afirma como um palco de resistência, afeto e valorização. “O festival tem essa abertura, essa porta para o cinema de periferia que, às vezes, não consegue alcançar os grandes festivais e a gente vem também como uma maneira de resistência, tanto pelos filmes, quanto o público também, que conhece esses filmes feitos na periferia, que às vezes retrata a própria realidade de quem está assistindo ali”, afirma Janaína Montalvão, idealizadora e produtora do evento.

Por meio de histórias que emergem de diferentes realidades, o festival lança luz sobre vivências singulares que, ao se cruzarem na tela, revelam um cotidiano compartilhado de lutas, sonhos e construção coletiva. “O FEMUCINE vai além do audiovisual, do cinema, ele engloba outras linguagens. Além das mostras de filmes, a gente tem shows, exposição de artes visuais, feira de artesanato e gastronomia. Tem a Mostra de Videoclipes para mostrar também como a música e o cinema se completam e precisam um do outro. Assim como o filme tem sua trilha sonora, a música também vive com o audiovisual”, declara Janaína Montalvão.

Sobre o FEMUCINE

Idealizado e organizado pela Artha Produções, o FEMUCINE teve sua estreia em 2018 e, agora, em sua terceira edição, retorna com ainda mais vigor. Com uma programação rica e diversificada, o festival transcende as telas do cinema para celebrar as múltiplas expressões culturais. Além das mostras cinematográficas, o FEMUCINE promove ações culturais em escolas públicas, incluindo exibições de filmes, seguidos de diálogos inspiradores com seus criadores. O festival também amplia sua proposta artística ao integrar apresentações culturais, exposições de arte e atividades que conectam diferentes linguagens ao universo do cinema.

Serviço

Inscrições para a mostra competitiva de curtas-metragens do FEMUCINE – Festival Multicultural de Cinema

Período: Até 15 de janeiro de 2025

Site Oficial: FEMUCINE.COM.BR   –  Redes sociais: @femucine

Trapézio Comunicação