À primeira vista de Adriano Guimarães e Lucas Lima


Um naufrágio separa os irmãos gêmeos Sebastian e Viola. Para sobreviver, ela precisa criar um personagem masculino. A partir dessa situação os dramaturgos Adriano Guimarães e Lucas Lima desenvolvem o espetáculo “À primeira vista”, texto adaptado da obra “Noite de Reis “, de William Shakespeare.

Com elenco formado por Abaetê Queiroz, Camila Meskell, Mateus Ferrari e Maria Eleide Moreira, além de Lucas Lima, a peça será apresentada nos dias 25 e 26 de janeiro no teatro do Céu das Artes no Recanto das Emas. As sessões acontecem às 17h e às 20h, sendo que nas sessões do dia 25/01 haverá tradução para LIBRAS e audiodescrição. A entrada é franca e a classificação indicativa é 14 anos.

Os ingressos devem ser retirados a partir do dia 20 de janeiro pelo Sympla https://x.gd/L3kgK. O Céu das Artes fica na Quadra 113, Área Especial 01 Qd 113 – Recanto das Emas. Mais informações pelo WPP +55 61 98208-1155. Patrocínio Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Projeto criado por Lucas Lima, Maria Eleide Moreira e Adriano Guimarães a partir de estudos sobre a dramaturgia de William Shakespeare, “À primeira vista” é um texto adaptado da peça “Noite de reis”, do dramaturgo inglês escrito e apresentado na primeira década do século XVII.

Lucas Lima, que estreia como dramaturgo ao lado de Adriano Guimarães, assumiu o desafio de adaptar uma peça escrita no século XVI com 17 personagens que representam diferentes facetas do caráter humano e reduzir a oito personagens interpretados por cinco atores. “Fizemos também uma atualização da linguagem sem comprometer as complexidades apresentadas pelo texto original”, destaca Lucas.

Adriano Guimarães que dirige o espetáculo ressalta que Shakespeare escrevia para todos sem se preocupar com deixar um legado para a posteridade. Seus textos, no entanto, contêm inúmeras camadas de significação o que os torna muito complexos. “Ele escrevia para todos sem simplificar a natureza humana e sem lançar um olhar moral sobre as situações”, diz o diretor. O texto aborda questões como o amor em oposição à paixão, a imprevisibilidade da vida, as máscaras sociais necessárias para a sobrevivência do indivíduo.

Sinopse

“À primeira vista” acompanha Viola, que, após se separar do irmão gêmeo, em um naufrágio, assume a identidade masculina de Cesário. Trabalhando para Orsino, que ama Olívia, Viola se vê em um triângulo amoroso: Olívia se apaixona por Cesário, enquanto Viola se apaixona por Orsino. Paralelamente, intrigas e conflitos liderados por Maria e o Bobo, provocam desordem na vida do rígido Malvólio. Entre confusões de identidade, humor e reflexões sobre o amor e as máscaras que usamos, a peça celebra a imprevisibilidade da vida.

Conversas

Após as sessões do espetáculo, os dramaturgos e o elenco do espetáculo participam de uma conversa aberta ao público. A entrada é gratuita.

Oficina

No dia 1º de fevereiro, Lucas Lima ministrará a oficina “Shakespeare Revisitado: Explorando Questões Contemporâneas e a Tecnologia”. As inscrições são gratuitas e vagas limitadas, com reserva de vagas para PCDs, pessoas acima de 60 anos e estudantes de escolas públicas.

Sobre os criadores

Lucas Lima é ator, produtor, gestor cultural e arte-educador e mora no Riacho Fundo II. Com 9 anos de carreira (2015 – atual). Atuou em 9 peças teatrais, em cinco performances, foi bailarino, fez diversas campanhas publicitárias e participou de áudio performance. Participou da produção de 29 eventos culturais, em áreas como teatro, artes visuais, música, literatura e educação. Atuou criativamente em quatro projetos culturais.

Maria Eleide Moreira é atriz e professora de Artes e mora em Brazlândia-DF. Com 11 anos de carreira, formou-se em artes cênicas pela Faculdade Dulcina e participou de mais de 14 peças teatrais. Também fez trabalhos no audiovisual. Ganhou o prêmio de melhor atriz pelo espetáculo “Cicatrizes”, no 5° Festival de Teatro de Floriano, Piauí.

Sobre o diretor

Com mais de 30 anos de atuação, o diretor e dramaturgo Adriano Guimarães é reconhecido internacionalmente pelas pesquisas transdisciplinares envolvendo performance, teatro, literatura e artes visuais, acumulando diversas nominações e prêmios em sua trajetória. Desde 1998, desenvolve uma pesquisa em torno da obra de Samuel Beckett, concebendo exposições, instalações, vídeos, performances e espetáculos teatrais, como: Fôlego, 2015, Quadrado, 2014-2015, Sopro, 2014-2015, OFF ON, 2011, Todos os que Caem, 2003, Felizes Para Sempre, 2001. Dirigiu o primeiro longa-metragem, intitulado NADA, que se encontra em circuito de festivais internacionais e nacionais. Dirigiu mais de 60 peças teatrais, entre as mais recentes: A Ponte, texto de Daniel MacIvor (2018-2019); O Imortal, baseado no conto de Jorge Luis Borges (2018-2019); Ruído, texto de Adriano Guimarães e Denise Stutz – Projeto Microteatro do Castelhinho do Flamengo (2016). Hamlet – Processo de Revelação (2015-2017); Barca di Venetia per Padova, madrigal de Adriano Bachieri (2014); Nada – uma peça para Manoel de Barros (2012-2013); Ganhou o Prêmio Questão de Crítica/RJ 2012 de Melhor Elenco, com o espetáculo Nada – Uma Peça para Manoel de Barros, e o Prêmio Shell 1996 de Melhor Direção, com a peça Dorotéia. Participou de inúmeros festivais e realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, tendo sua trajetória marcada por mostras como a Bienal de São Paulo e o Panorama da Arte Brasileira. Concebeu e publicou diversos livros e proferiu oficinas, palestras e seminários.

Serviço

À primeira vista

De: Adriano Guimarães e Lucas Lima  –  Direção: Adriano Guimarães
Elenco: Abaetê Queiroz, Camila Meskell, Lucas Lima, Mateus Ferrari e Maria Eleide Moreira
Sessões: 25/01 e 26/01/25 às 17h e às 20h

Sessões com acessibilidade | 25/01 Às 17h e às 20h,
Tradução em LIBRAS e audiodescrição
Onde | Céu das Artes – Endereço | Quadra 113 área especial 01 Qd 113 – Recanto das Emas
Classificação indicativa | 14 anos
Entrada | Franca, ingressos limitados, sujeita à lotação
Sympla | https://x.gd/L3kgK
Disponíveis para retirada a partir do dia 20/01

Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)

Ficha técnica:
Assistência de direção: Abaetê Queiroz
Preparação corporal: Juliana Drummond e Yara De Cunto
Preparação vocal: Dianette Valle e Julia Ferrari
Cenografia: Adriano Guimarães e Ismael Monticelli
Figurino: Adriano Guimarães
Iluminação: Camilo Soudant
Sonoplastia: Abaetê Queiroz Adriano Guimarães e Mateus Ferrari
Montagem: Zelito de Sousa
Design Gráfico: Ismael Monticelli
Fotografia: Ismael Monticelli
Assessoria de Imprensa: Agenda KB
Produção Executiva: Larissa Souza
Gestão administrativa: Quanta Produções Artísticas
Apoio: REVER