A prática regular de exercícios físicos ajuda na promoção da saúde e pode minimizar os efeitos colaterais da doença

 

O câncer de próstata constitui-se como um problema de saúde pública, e sua ocorrência vem aumentando desde a década de 60. Caracteriza-se como o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e entre os homens ocupa a primeira posição no país em todas as regiões brasileiras.

Nas diferentes fases de tratamento da doença, o paciente tem sua vida modificada, impactando negativamente a qualidade de vida, em decorrência da própria doença, ou dos efeitos colaterais do tratamento. Entretanto, a expectativa de vida em pacientes com câncer de próstata tem melhorado significativamente nos últimos anos. De acordo com dados recentes, a taxa de sobrevivência relativa a 10 anos é de 99%. Em virtude desse aumento na longevidade dos pacientes, há um foco crescente na melhoria da saúde e bem-estar principalmente com a prática de atividade física.

Dentre os efeitos adversos do tratamento do câncer prostático estão a redução da densidade óssea, diminuição da massa muscular e força, aumento de peso e gordura corporal e declínio no funcionamento físico, sendo que estes podem ser agravados em virtude do comportamento sedentário.

Assim, a atividade física regular tem sido reconhecida como uma estratégia para a promoção da saúde geral e pode minimizar os efeitos colaterais, bem como, melhorar a recuperação e qualificar a sobrevida no pós-tratamento. Ademais promove resultados positivos na fadiga e função sexual, além da diminuição na circunferência abdominal e na pressão arterial.

Por gerar um bem estar que faz com que o paciente participe de forma mais adequada do tratamento a atividade física pode atuar positivamente no desfecho oncológico; nesse sentido, o American Collegue of Sports Medicine, recomenda para os pacientes com câncer, 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana, e um treinamento com pesos duas vezes por semana, a fim de aprimorar a saúde física geral e o bem estar dos pacientes.