Com tanta comida gostosa , o melhor é se entregar e comemorar

 

Para quem acordou com dor de cabeça, sensação de estufamento e má digestão, é sinal de que exagerou mesmo na ceia natalina. Para ajudar a voltar para os trilhos da dieta, ou começar um 2021 com uma alimentação mais saudável, confira agora algumas dicas que podem ajudar, e muito, a recuperar o organismo e o bem-estar.

1- Consuma alimentos leves

Alimentos leves (com pouca gordura), verduras, legumes, frutas e hortaliças orgânicas são altamente recomendados. Também inclua no cardápio as oleaginosas, como nozes, castanhas, avelã e pistache, que são ótimas fontes de gorduras insaturadas, ricas em selênio (mineral antioxidante que combate aos radicais livres), e auxiliam no controle das taxas de colesterol.

Evite a carne de porco, cupim, picanha, costela, durante o período de recuperação, pois o organismo já estará sobrecarregado.

3- Evite Processados

Fuja ao máximo do consumo de embutidos multi-processados, de bebidas alcoólicas e doces calóricos. Tome muita água, o álcool tem efeito diurético, o que significa que ele aumenta a eliminação de líquidos pela urina, não exagere no café, aposte mesmo nas frutas e no mel no seu desjejum.

4 – Tomar uma sopa de legumes

Ajudará a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu durante um possível consumo de álcool e aliviará a ingestão de comidas gordurosas.

5 – Aprecie o suco verde

Bata no liquidificador 01 folha de couve; ½ abacaxi; 1 pepino; 1 cenoura; 1 cm de gengibre; 200 ml água ou água de coco natural. Faça também o uso dos cubos verdes, congele o suco em formas de gelo, ou copos descartáveis. Caso queira, poderá acrescentar hortelã ou alecrim.

6 – Evite o queijo

No dia seguinte, a alimentação deve ser leve, para não sobrecarregar ainda mais o organismo. Evite comer queijos amarelos e alimentos fritos. Não exagere, também, nos remédios.

7 – E se puder, durma

O sono é o período de repouso de que o organismo precisa para revigorar as energias para mais uma jornada. As funções cognitivas melhoram e até os ossos e músculos se regeneram com mais facilidade.