Faltando menos de uma semana para Brasília comemorar 63 anos, a capital teve um final de semana movimentado


Uma das atrações que movimentou o início dessa semana de festividades foi o Choro no Eixo. O evento que ocorre todos os domingos, junta centenas de pessoas no Eixão na altura da Entrequadra 211 Norte para ouvir um uma roda de choro ao ar livre. “O estilo é para a população geral, música da metade do século 19 voltando com força total”, comemora Márcio Marinho, organizador do evento semanal.

O músico, responsável pelo cavaquinho de seis cordas fala que é importante dar valor ao choro, que tem o dia nacional no domingo logo após o aniversário de Brasília, dia 23. “O ritmo está na base de todos os nossos gêneros musicais. Então, quando falamos de choro, estamos falando de Brasil”, analisa o artista. “O Brasil é diverso e riquíssimo culturalmente falando. Temos que mostrar nossa cultura, o choro tem que estar na rua para todo mundo ouvir. Todas as classes sociais, idades e tipos de pessoas tem estar conosco aqui no Eixo”, completa.

Adrenalina

Do outro lado da cidade, na Torre de TV digital de Brasília o clima era de adrenalina. A capital recebeu nesse final de semana o início da temporada de 2023 do Mega Drift Brasil, que reúne amantes de carros e fãs de emoção. Ao todo, 28 competidores participaram do evento e mostraram seus talentos sobre quatro rodas. O campeão do ano passado, o paulista Vinicius Trindade, destaca o gosto de competir em Brasília. “Sempre sou bem recepcionado aqui.”

A federação automobilística do Distrito Federal esteve presente no Mega Drift dando todos o suporte técnico aos competidores. “Um evento como o mega drift traz para Brasília o automobilismo de volta e vem sendo um sucesso. Esse ano foi um recorde de participantes, e o que nos surpreendeu foi a presença de muitos pilotos de fora”, contou Renato Constantino, presidente da federação.

O organizador do evento, Gustavo Carvalho, se sentiu agraciado pelo domingo ensolarado, mesmo com a expectativa de chuva para a tarde. “A sensação é de dever cumprido, vê o evento cheio e com pilotos de todo o país. Aqui em Brasília, inclusive, temos o piloto mais jovem, de 14 anos, o Lucas Medeiros, e temos aqui também o carro de drift mais bonito do Brasil, que ganhou em uma eleição em Balneário Camboriú,” contou.

Cultura

E para aqueles que amam contemplar as riquezas culturais que a capital dispõe, o domingo foi de atividades no Memorial dos Povos Indígenas (MPI), que desde o começo do mês, vem celebrando o Abril Indígena. No meio da manhã, teve contação de histórias para crianças, sobre a origem do povo Guarani. Teve também ensinamentos sobre os animais e roda de debate no período da tarde.

O participante Mirim Ju, da etnia Guarani, falou sobre a importância de ter esse espaço aberto. “Nós indígenas precisamos transmitir os nossos conhecimentos, nossas histórias e a nossa presença aqui no Distrito Federal. É muito importante estar em contato com a população, tanto com as crianças, quanto com os adultos, ajudando a derrubar o preconceito”.

As atividades no MPI seguem até o dia 25 de abril. Com oficinas, debates e feiras de artesanato. Reunindo a cultura de diversas etnias espalhadas pelo Brasil.

O que vem por aí

As comemorações de aniversário da cidade prometem. Tem festança para todos os gostos e idades que se estendem por toda a semana. A partir do dia 18, as bibliotecas Nacional e Pública de Brasília oferecem oficinas, contações de histórias, apresentações musicais, debates, palestras, batalha de rap, meditação e sessão de autógrafo. Entre os dias 16 e 23, O Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), conta com exibição de filmes, concerto sinfônico, atividades infantis, feira cultural, exposições e até baile de aniversário.

Para os fãs de esportes, a Maratona de Brasília comemora os aniversários da capital e do Correio Braziliense, no dia 21 de abril. A provas, com percursos de 42km (individual e em dupla), 10km e 5 km, está de volta ao calendário esportivo do Distrito Federal. O evento também vai contar com shows de bandas emblemáticas da capital, como o grupo Eduardo e Mônica. A largada será às 7h, no Eixo Monumental, em frente ao palácio do Buriti. São mais de R$ 50 mil em premiação. O evento também inclui categoria para pessoa com deficiência. As inscrições poderão ser feitas através do site: centraldacorrida.com.br ou pelo QR Code.