Consumidores podem acionar instituição criada pela Anatel para adquirir o conversor de sinal; o aparelho é gratuito


O sinal da rede 5G foi ativado no Distrito Federal em 6 de julho. Desde então, alguns consumidores que assistiam televisão com antena parabólica tradicional têm tido problemas de interferência nos aparelhos de TV, com chuvisco na imagem e até interrupção da transmissão nos canais da TV aberta.

Isso ocorre porque a tecnologia do 5G opera na mesma frequência usada para a transmissão do sinal de TV aberta pelas parabólicas tradicionais.

O problema já era previsto, por isso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) criou a Siga Antenado, , uma instituição que vai oferecer conversores de sinal da antena parabólica tradicional para a digital, e assim, restabelecer a transmissão. Segundo a agência, o aparelho será fornecido de forma gratuita.

Quem tiver notado problemas depois da ativação do 5G, pode entrar em contato com a instituição para receber o kit de instalação da antena digital. O serviço é gratuito para a população de baixa renda, e abrange todos os que estiverem inscritos em programas sociais do governo federal pelo Cadastro Único (Cad-Único).

O agendamento pode ser feito pela internet ou pelo telefone 0800 729 2404

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019 estimam que há pelo menos 3.321 moradores do DF inscritos no Cad-Único no DF que seriam elegíveis ao kit. Quanto às antenas, são cerca de 16.658 parabólicas instaladas na capital.

Pioneira

A capital federal foi a primeira do país a receber a cobertura da internet móvel de 5ª geração, que utiliza as faixas de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz no DF. Isso permite que mais aparelhos se conectem simultaneamente a uma determinada rede. A tecnologia também aumenta a velocidade da internet.

Segundo a Anatel, o serviço está disponível em 80% do território do DF, com 100 estações espalhadas pela cidade aptas a receber o sinal das operadores de telefonia. Porém, para boa parte da população de Brasília, essa mudança deve demorar a surtir efeito. Poucos modelos de celular são equipados com tecnologia capaz de captar o sinal 5G, em sua grande maioria aparelhos mais caros.

A expectativa é que a tecnologia 5G seja implementada nas capitais estaduais até o final de setembro. O prazo inicial, que era este mês, foi prorrogado em junho pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) devido a uma “impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria”.