O filme Corpolítica será exibido pela primeira vez no Cine Brasília. Documentário investiga a representatividade LGBTQIA+ na política


O Cine Brasília será palco da pré-estreia nacional de documentário sobre a comunidade LGBTQIA+ na política. O filme Corpolítica será exibido pela primeira vez nesta segunda-feira (5/6) no tradicional cinema da 106/107 da Asa Sul. A estreia para o restante das telas brasileiras será na quinta-feira (8/6).

A sessão vai contar com a presença do diretor do longa documental, Pedro Henrique França, e da deputada Erika Hilton (PSol-SP) às 20h30. De acordo com a sinopse, o documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil – país que mais mata pessoas da comunidade no mundo.

Corpolítica, o documentário sobre as candidaturas LGBTQIA+ - Vogue | cultura

Marco Pigossi, Erika Hilton e Pedro Henrique

Corpolítica acompanhou seis candidatos LGBTQIA+ durante as eleições municipais de 2020, quando a comunidade queer alcançou recorde de candidaturas. Naquele ano, Erika Hilton foi a vereadora mais votada do Brasil.

“Em um momento histórico no país e no mundo, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos”, destaca a sinopse.

“Quando eu comecei a descobrir tinha um projeto político que dificultava todos os meus sonhos e os sonhos das mulheres que pensavam e que sonhavam comigo porque não havia vozes, vidas, trajetórias iguais às nossas, pensando leis, pensando políticas públicas eu tive um ‘clique’”, declara a deputada Erika Hilton.

A distribuição é assinada pela Vitrine Filmes, com codistribuição da SPCINE e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O funcionamento do Cine Brasília é de segunda a domingo das 8 às 24 horas, conforme horário de exibição de filmes. É possível acompanhar o que está em cartaz pelo instagram @cinebrasiliaoficial.