Relatório da FENAUTO apontou crescimento de 11,3% em abril, número supera o mesmo período do ano anterior


O último relatório da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (FENAUTO) apontou que as vendas de carros usados estão crescendo cada vez mais no país. Somente nos primeiros quatro meses do ano foram mais de 4,8 milhões de veículos comercializados, em destaque ao mês de abril que o aumento foi de 11,3%.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 25,6%, um resultado de 10% a mais do que foi registrado em 2023. Ainda segundo os dados, as expectativas são maiores ainda para o fechamento do ano, a estimativa é atingir 15 milhões de veículos vendidos.

“Essa tendência positiva de crescimento cria em nós a expectativa de números altos no fechamento do primeiro semestre de 2024”, afirma o empresário e sócio da Brazilian Car, João Paulo Matos.

Matos também explica os motivos do aumento e cita como a retração da Selic, taxa básica de juros, influenciou no cenário. “As taxas de financiamento, que baixaram com a redução da taxa básica de juros, facilitam ainda mais a compra desses carros. Foi um fator determinante para esse aumento”.

O empresário também comenta como as ofertas de financiamento interferem na tomada de decisão. “Ofertas personalizadas, prazos flexíveis e processos simplificados tornam o financiamento mais acessível e conveniente, atraindo uma parcela maior de consumidores interessados em adquirir veículos”.

De acordo com dados divulgados pela B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), apenas nos dois primeiros meses de 2024, mais de um milhão de veículos foram financiados em todo o país, um crescimento de 28,8% em relação ao mesmo período de 2023. Esses números superam um novo recorde de desempenho, observado pela última vez em 2012.

Além disso, as facilidades oferecidas pelas instituições financeiras, programas governamentais e incentivos fiscais específicos ajudaram nesse crescimento expressivo, especialmente após a sanção do Marco Legal das Garantias (Lei 14.711/2023).

Prezz Comunicação