O hospital, que é referência em saúde ocular, vai disponibilizar os equipamentos gratuitamente para as avaliações
O CBV – Hospital de Olhos, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, vai receber atletas da Conexão Paralímpica, para a realização de exames oftalmológicos especializados para a classificação esportiva paralímpica.
Segundo Leonardo Carvalho, diretor de Relacionamento e Negócios do CBV-Hospital de Olhos, o Comitê Paralímpico Brasileiro vai poder utilizar toda a estrutura que o hospital oferece gratuitamente. “Estamos muito felizes com essa parceria. É uma honra receber os atletas para a realização dos exames oftalmológicos, que vão contribuir para a classificação esportiva paralímpica”, afirma.
Carvalho explica que o CBV conta com equipamentos especializados para executar as classificações visuais com precisão. Já as avaliações serão conduzidas por profissionais devidamente capacitados e certificados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Classificação
A Classificação Esportiva Paraolímpica é uma forma de categorização do esporte paralímpico. O processo envolve avaliações realizadas por profissionais qualificados, com dois objetivos: verificar a elegibilidade do esporte em questão, e alocar o atleta em uma classe para competir.
É um processo contínuo, com o intuito de tornar a competição o mais justa e igualitária possível, garantindo a coerência e imparcialidade nas categorias da competição. Cada modalidade deve determinar quais tipos de deficiências visuais são elegíveis para seus respectivos esportes e descrever o impacto causado na atividade específica.
CBV-Hospital de Olhos
Local: CBV – Hospital dos Olhos
Endereço: L2 Sul, Quadra 613, Lote 91 – Asa Sul, Brasília – DF