Especialista explica como os exames de rotina devem ser realizados e a melhor forma de cuidar da saúde
Na atualidade, com o ritmo de vida acelerado e os hábitos alimentares da população geral, uma avaliação médica com check-up se torna uma ferramenta fundamental para a promoção da saúde. Até porque, os exames de rotina não são apenas para descobrir doenças e sim para orientar os cuidados e os novos hábitos antes que as enfermidades se manifestem ou, pelo menos, antes que as complicações graves possam se concretizar.
O médico Alessandro Stival, clínico médico do Instituto de Neurologia de Goiânia, explica que homens e mulheres têm potencial para desenvolver patologias que diferem em idade e de acordo com o histórico familiar de cada indivíduo. Ele destaca que todos precisam entender que as avaliações mais precoces e regulares são cada dia mais importantes para um direcionamento de cuidados que se seguirão por toda vida.
“Os exames de rotina são fundamentais para ter saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio deles, é possível diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando as chances de cura por meio de um tratamento adequado. A frequência para realizar os exames de rotina costuma variar de acordo com a faixa etária e as condições de saúde do indivíduo”, detalha o profissional.
De acordo com o especialista, um bom médico clínico poderá orientar com muita assertividade quais os exames mais indicados para o check-up adequado de cada pessoa. Stival explica ainda que, se for necessário, o clínico irá direcionar e/ou indicar outros especialistas que devam ser consultados a depender das situações próprias que a pessoa apresente.
Idade, sexo, hábitos, condição atual de saúde e histórico familiar de patologias prévias influenciam na solicitação de exames de cada paciente. Os mais comuns são os testes laboratoriais de sangue e urina, eletrocardiograma, ultrassonografia e raios X. Em casos de investigação mais aprofundada, as indicações de tomografia computadorizada, mamografias e ressonância magnética podem ser solicitadas. Stival chama a atenção ainda para que todas as mulheres tenham sua avaliação anual com um ginecologista.
“Algumas pessoas acham que podem chegar em um laboratório e solicitar um check-up, mas o médico é o profissional mais preparado para orientar a real necessidade. Ele que faz avaliações e sabe quais são os exames indicados para cada indivíduo de acordo com idade, sexo, hábitos, condição atual de saúde e histórico familiar de patologias prévias. Por isso, procure um médico para fazer os exames de rotina”, conclui Stival.