Meteorologistas do Inmet dizem que a chegada de uma frente fria e a passagem de um ciclone pelo Sul e pelo Sudeste contribuem para as chuvas


Marcado pelo início da seca e pelas baixas temperaturas em Brasília, o registros de chuvas no mês de junho deste ano tem chamado a atenção dos moradores da capital federal. É que, em meio ao tempo seco e quente, as precipitações inesperadas surpreendem a população desde o início da semana.

Na segunda-feira (12/6), o registro de uma garoa na região central já havia dado uma prévia do que poderia vir nos próximos dias. Tanto que, na quinta (15/6), o cenário se repetiu e, na sexta-feira (16/6), os brasilienses se depararam com uma chuvarada na cidade.

Já neste sábado (17/6), o que se viu foram precipitações no início da manhã. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse período chuvoso em Brasília foi provocado por um frente fria vinda do sul do país. “Essa instabilidade não deve ser manter por muito tempo”, ponderou a especialista.

Assim como Andrea Ramos, a meteorologista do Inmet Dayse Moraes apontou a chegada da frente fria como motivo para o mau tempo no Distrito Federal. Ela, porém, acrescentou que a passagem de um ciclone pelas regiões Sul e Sudeste contribuem para a instabilidade no tempo. “Estes fatores estão trazendo esse tipo de instabilidade aqui para Goiás e para o DF”, disse.

A situação registrada pela manhã de sábado pode se repetir nos períodos da tarde e à noite. A previsão segundo a agência Climatempo, é que as temperaturas variem entre 17ºC a 26ºC. O mau tempo fora de época, no entanto, deve dar uma trégua aos brasilienses neste domingo. A previsão será de céu aberto com baixa possibilidade de chuva.