Houve um aumento de 13,2% nos participantes da promoção
Mas, em 2023, número de denúncias no portal da Secretaria Nacional do Consumidor chegou a 6.085. O final de novembro se aproxima e, com ele, a tão aguardada época de Black Friday, quando ocorrem grandes promoções no varejo mundial. A data será comemorada no dia 29 de novembro no Brasil.
No Distrito Federal, a expectativa é de uma movimentação de até R$ 155 milhões, segundo o Instituto Fecomércio-DF. Uma pesquisa aponta um aumento de 13,2% no número de lojistas que aderiram às promoções – passou de 84,2%, em 2023, para 95% dos comerciantes neste ano. No entanto, por outro lado, é preciso ficar atento: as denúncias de fraudes dobraram no mês de novembro dos últimos cinco anos, segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor.
A data responsável por movimentar o mercado financeiro mundial ficou conhecida como o maior dia de compras a partir dos anos 2000. A estratégia foi implementada pela primeira vez no Brasil em 2010. Por ser uma época em que há mais movimento de compras, principalmente no que se refere a aquisições online, o período se torna também um momento para golpes e propagandas enganosas, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Dados levantados por meio da plataforma consumidor.gov.br mostram um aumento de mais de 107% no número de reclamações no mês de novembro nos últimos cinco anos. Em 2019, foram registradas 2.928 reclamações, já em 2023, o número foi de 6.085. A plataforma é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, e age em conjunto com o Procon , a Defensoria e o Ministério Público.
“O consumidor fica mais vulnerável a golpes e fraudes quando compra online. Por isso, qualquer suspeita de práticas abusivas devem ser denunciadas. Precisamos dessas informações para monitorar o mercado de consumo, e assim, elaborarmos políticas publicas eficazes direcionadas ao consumidor”, diz o diretor da Senacon.
Atraso na devolução de vendas, oferta não cumprida e cobrança indevida, estas foram as principais reclamações registradas na plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor nos últimos três anos.De 2019 a 2023, 15.880 reclamações foram registradas no mês de novembro no portal. Mais de 90% dos consumidores procuraram a empresa antes de registrar a denúncia, mas não conseguiram resolver o problema.
🔎 59% das denúncias foram realizadas por mulheres.
Dicas para as compras:
Verifique a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores;
Compare os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais;
Desconfie de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade;
Prefira fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação;
Leia atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra.
Onde reclamar:
Os órgãos que monitoram o consumo aconselham o cliente a reunir o máximo de informações sobre a compra e procura o atendimento operacional das próprias empresas. Caso não resolva o problema, a alternativa é registrar uma denúncia.
Confira os canais onde denunciar:
Secretaria Nacional do Consumidor: esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. As empresas devem responder as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.
Procon-DF: O consumidor pode acessar o sistema via peticionamento eletrônico, em que deve clicar no ícone “novo peticionamento”, o acesso é feito pelo gov.br.
Reclame aqui: Além das ferramentas governamentais, o consumidor também pode procurar a plataforma Reclame aqui.