Obra do pintor e muralista peruano, também paciente do hospital, traz leveza para o ambiente hospitalar


Participante do programa da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é um programa de adesão em que as pessoas fazem uso de comprimidos antirretrovirais para prevenir o contágio com HIV, o artista plástico Nevin Omar sentiu de imediato o comprometimento da equipe do Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB) com os pacientes. “Foi uma conexão logo nas primeiras consultas, e essa familiaridade e confiança me motivou a oferecer minha ajuda para o embelezamento do lugar”, revela.

Inicialmente, o artista presenteou o HUB com uma tela e, depois, foi convidado a retornar e pintar outro quadro, ao vivo, enquanto os pacientes esperavam para serem atendidos. A ideia era deixar o ambiente hospitalar menos frio, aproximando pacientes e funcionários.

Maria Nívia Soares de Oliveira, dona de casa, aguardava atendimento na reumatologia quando Nevin começou a pintar o quadro. “Estamos aqui em busca de um recurso de saúde, nesse momento alguém pode estar sentindo dor, e então a gente se depara com essa arte, com essas cores, isso reenergiza a gente”, afirma.

Para essa nova obra, Nevin buscou representar algo que transparecesse a ideia de companhia. “Soube que esse novo quadro iria para um consultório onde se daria notícias de diagnósticos. Eu pensei que existem diagnósticos positivos e negativos, e que esse é um momento em que passam várias coisas na cabeça. Quis retratar algo que pudesse minimizar esse nervosismo. Esse abraço demonstra que não se está só e, nesse abraço, encontramos uma ação potente, que ajuda a acalmar”, explica.

Ana Teresa Santos, enfermeira da triagem do Ambulatório de Infectologia do HUB, destaca que acolhimento é a essência do hospital. “Eu, enquanto profissional, busco todos os dias acolher de forma humanizada. Então, quando o paciente chega a mim, quero que ele se sinta em casa, que ele se sinta à vontade para trazer a demanda, para que ele tenha um tratamento de sucesso”, comenta.

Nevin afirma que tem muita gratidão ao SUS e que se sente feliz por participar com seu trabalho em um projeto que ajuda a comunidade. “Essa imagem é isso: muitas pessoas se abraçando, misturadas com a natureza, cercadas por um coração. É um sentimento vivo, de todo mundo se protegendo, por meio do abraço. E os animais do Cerrado trazem também um sentido de pertencimento”, comenta o artista.

Sobre Nevin Omar

Nevin Omar é pintor e muralista. Nascido no Peru, mora há três anos em Brasília. Com estilo eclético, figurativo e fantasioso, sua obra explora o contraste entre pessoas, emoções, natureza e cores. Ele descreve suas cenas como “mundos fantásticos num contexto cheio de cores”.

Rede Ebserh

O HUB-UnB faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: Maria Carvalho Costa – Jornalista – Unidade de Relacionamento com a Imprensa e Informação Estratégica – ebserh.gov.br