Escritora, professora e contadora de histórias Nyedja Gennari marcou o lançamento de um novo livro para esta semana


Para celebrar o Dia Internacional do Contador de Histórias, no dia 20 de março, a escritora, professora e arte educadora Nyedja Gennari vai lançar o livro A Cobra Jurema, da Editora Ciranda Cultural, nesta semana. O evento gratuito vai ocorrer no próximo sábado, 25 de março, a partir das 10h, na Torre de TV de Brasília. Com a venda dos livros no dia do lançamento, o valor será revertido na compra de kits de higiene bucal para crianças carentes do Distrito Federal.

 (crédito:  Carlos Vieira)

A nova obra de Nyedja conta a história de Jurema, uma cobra que nasceu com todos os dentes e não apenas duas presas. “Orgulhosa, ela (Jurema) sempre exibia o lindo sorriso onde quer que fosse e ficou famosa no lugar que vivia. É um jeito lúdico e divertido de conversar sobre saúde bucal e cuidado com as cáries”, comenta a autora. O livro tem ilustrações de Simone Ziasch.

Pensando em fazer um lançamento diferente em uma área nobre de Brasília para reunir vários artistas do entretenimento infantil, um dos principais focos é dar importância à escovação dos dentes. A renda da venda do livro nesse dia servirá para comprar kits de higiene bucal para as crianças carentes de Santa Luzia. “Desenvolvo um projeto social lá e descobri que famílias com até 13 pessoas compartilham a mesma escova de dente e raramente troca”, ressalta a contadora de histórias.

A escritora pontua também que o serviço de saúde pública odontológico é muito precário. “Diria até raro e temos muitas crianças com sérios problemas de saúde bucal nas regiões mais vulneráveis do DF”, completa. Na ocasião do lançamento proposto por Nyedja, o livro será vendido por R$ 39,90. Para animar a criançada durante a primeira paradinha infantil do DF, diversos personagens infantis estarão presentes, além de artistas como a professora Sara do Vale, a Turminha da Música e o Tio André, o Mágico.

Contando histórias

Além de professora e escritora, Nyedja Gennari também é contadora de histórias há 23 anos. Para ela, as histórias são extremamente importantes para o desenvolvimento infantil por estimular a imaginação, a criatividade e a oralidade. “As crianças podem associar as histórias com situações que elas vivem, o que ajuda no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Costumo dizer que um adulto criativo foi uma criança que ouviu histórias”, pontua.

Idealizadora do projeto As minhas e as outras histórias, a arte-educadora mostra como é possível fazer diferentes leituras da realidade por meio da literatura e da fantasia. “Acredito no poder curador e transformador das histórias sem limites de idade. Para a minha plateia, sigo divertindo, inovando, emocionando, encantando e transformando momentos de contação de histórias em algo único e especial”, ressalta Nyedja, que se diz apaixonada pelo que faz.

Atualmente, Nyedja conta as histórias no Senado Federal, além de se apresentar no Terraço Shopping, na Octogonal. A autora leva também a literatura brasileira para vários países da América Latina. “‘As minhas e as outras histórias’ é uma criação livre, que mostra como é possível fazer diferentes leituras que acertem em cheio o gosto das pessoas, dependendo apenas de conhecer o mundo e o repertório delas para tornar o tema mais interessante”, explica.

Nyedja também é escritora e lançou em 2019, o livro infantil, Fofoca Reversa, pela editora Mais Amigos. Em 2020, pela mesma editora publicou o livro infantil O mundo azul de Samuel que trata das particularidades e delicadezas dos mundos individuais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Em 2022 lançou o livro A cobra Jurema (que aborda a saúde bucal) pela editora Ciranda Cultural. Nyedja cria também histórias personalizadas e roteiros com diversos temas para o público infantil, como o Tesouro do Natal, para o Natal da Torre 2022.