Longa estrelado por Gabriel Leone e Alice Braga é inspirado nos personagens da música de Renato Russo. Veja vídeo com direção de René Sampaio


Com data marcada para chegar aos cinemas do Brasil no próximo dia 6 de janeiro de 2022, o filme “Eduardo e Mônica” ganhou novo teaser. Confira teaser trailer do longa, que é estrelado por Gabriel Leone e Alice Braga.

Inspirado nos populares personagens criados pelo músico Renato Russo, o longa-metragem tem direção de René Sampaio e conquistou o prêmio de Melhor Filme em Edmonton, no Canadá.

“O filme é uma delicada história de amor que fala, entre outras coisas, sobre como é possível amar e respeitar quem pensa muito diferente de você. Em alguma medida, todos já foram o Eduardo ou a Mônica em alguma relação’, define o diretor René Sampaio.

Para além das letras de rebeldia e das canções de amor que caracterizavam o rock dos anos 1980, Renato Russo gostava de narrar histórias. Fazia com que os fãs projetassem imagens mentais sobre os quase nove intensos minutos que desenhavam um faroeste moderno no coração da capital brasileira; fazia, também, com que acompanhassem o amor improvável de Eduardo e Mônica como se fossem amigos próximos do casal.

Se Renato Russo fazia questão de explorar Brasília e retratá-la nas letras, o mesmo não parece acontecer no audiovisual brasileiro. Existe a carência do brasiliense em se ver representado nas telas. “Sobre a nossa representação no audiovisual, acredito que poderia ser maior e mais diversa. Muito do que os olhares estrangeiros mostram é ligado à política. Brasília é muito mais do que isso. É o que tenho procurado mostrar nos meus filmes.

Por outro lado, temos também outros grandes cineastas locais que fazem um excelente trabalho e mostram, cada um à sua maneira, uma capital diferente. Queremos e merecemos mais. Mas existe já um movimento muito forte e consistente na cidade que está pronto pra abraçar mais e maiores desafios.”

Para quem é de Brasília, o apelo é mais intenso. Renato não deixava de pincelar as letras com lugares marcantes da capital. René Sampaio, por sorte, era, a um só tempo, fã brasiliense e cineasta, formado na Universidade de Brasília. O diretor transformou essa paixão em filmes. Primeiro, Faroeste Caboclo, em 2013. Agora, o novo trabalho, Eduardo e Mônica.