O livro foi finalista do Prêmio Jabuti em 2022 na categoria Conto
Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, acontece o primeiro encontro presencial e virtual do Clube de Leitura BDB Cultural, das 19h30 às 21h, na Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, localizada na 506/507 Asa Sul, em Brasília. A atividade integra a nova programação cultural da Biblioteca Demonstrativa, que ficou um período fechada e retornou reformada, com amplos espaços de estudos, empréstimos de livros e demais atividades.
Neste Clube, os participantes leem a obra literária indicada e reúnem-se para compartilhar suas impressões, sentimentos e experiências sobre o livro. “A Biblioteca pretende resgatar sua antiga vocação de reunir leitores para discutir literatura, interagir socialmente e fortalecer os laços culturais com a comunidade”, destaca a bibliotecária e mediadora do Clube de Leitura, Cleide Soares.
A obra escolhida para inaugurar o Clube de Leitura é “Erva Brava”, da autora brasiliense Paulliny Tort, publicada pela Fósforo Editora. O livro foi finalista do Prêmio Jabuti em 2022 na categoria Conto. É uma coletânea de contos com histórias que se passam em uma cidade fictícia de Goiás, com personagens que vivem a diversidade social da região cerratense: sua política, clientelismo, monocultura da soja, as relações patriarcais, a religiosidade e tudo de mais comum ou mesmo que passa despercebido no cotidiano e que vai moldando o modo de vida local. Uma surpresa confirmada será a presença da autora no Clube de Leitura, o que fortalecerá o propósito do grupo com esclarecimentos sobre o processo de criação das histórias e dos personagens. Um presente para os participantes.
As inscrições para esse encontro já foram encerradas, mas quem quiser poderá acompanhar e participar pelo canal da BDB no YouTube. Para os próximos encontros, os interessados devem ficar atentos às redes sociais da Biblioteca Demonstrativa (@bdbcultural).
Sobre a Biblioteca Demonstrativa
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração N.o 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal.
Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.