Área recebeu serviços de limpeza, capina e desobstrução de bocas de lobo para desfile da Independência; mais de 30 toneladas de resíduos já foram retiradas do local
A Esplanada dos Ministérios passa por uma ação de limpeza geral com serviços de capina, remoção de resíduos, desobstrução de bocas de lobo e recolhimento de galhos e folhagem seca. Desde a semana passada, este Governo do Distrito Federal executa os trabalhos para preparar o local para o desfile de 7 de Setembro, cujo público estimado está em 30 mil espectadores.
Ao todo, foram retiradas mais de 30 toneladas de resíduos da região em dez dias de operação. O trabalho é resultado de uma parceria com a Administração Regional do Plano Piloto, o GDF Presente e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap); cerca de 40 homens atuaram na limpeza.
Os serviços já foram percebidos pelos pedestres e turistas que circulam pelo local. A advogada Helena Cursino, 38 anos, é de São Paulo e vai passar uns dias na capital federal. Ela elogiou os trabalhos de zeladoria feitos na região central de Brasília para tornar o espaço mais agradável: “É a primeira vez que visito Brasília e vejo um cuidado com a limpeza. Está ótima. Espero que continuem assim”.
De acordo com o administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, o objetivo é propor iniciativas constantes para manter a capital mais limpa e organizada. “Temos priorizado os serviços como limpeza e capina, pois trazem mais qualidade de vida para as pessoas, tanto para quem mora aqui quanto para aqueles que visitam a nossa cidade”, ressaltou Bruno Olímpio.
“O mais importante é a gente colaborar para que as pessoas comemorem esse dia da melhor forma possível. A gente quer que todos participem do desfile sem ter buracos, bocas de lobo abertas e que a Esplanada esteja limpa, porque isso é muito importante”, defendeu o coordenador do Polo Central Adjacente III do GDF Presente, Alexandro César.
Zeladoria
A Praça dos Três Poderes também passou pelos serviços. As equipes da Administração do Plano Piloto, GDF Presente e Renova DF realizaram, no primeiro semestre, um mutirão no local. Foi feita a manutenção da área externa da Catedral de Brasília, com serviços elétricos, hidráulicos e de impermeabilização, além da limpeza do espelho d’água. A operação integra a programação diária de zeladoria implementada pela região administrativa.