Mostra vai até sexta-feira (17). Ingressos são distribuídos uma hora antes das sessões


O Festival do Cinema Neerlandês começa nesta segunda (13) e vai até sexta-feira (17), no Cine Brasília. As sessões são gratuitas e os ingressos são distribuídos uma hora antes das exibições (veja programação abaixo).

O festival, realizado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, apresenta cinco obras da produção cinematográfica do país, que discutem tabus e celebram a diversidade. São filmes recentes, inéditos e premiados, assinados por diretores como Paul Verhoeven, que abre o festival com o filme “Black Book- A Espiã” (2006).

Verhoeven foi responsável por sucessos em Hollywood, como “Robocop” (1987), “O vingador do Futuro” (1990) e “Instinto Selvagem” (1992), entre outros.

Serviço

Festival do Cinema Neerlandês

Quando: de segunda-feira (13) até sexta (17)
Local: Cine Brasília
De graça

Segunda-feira (13): ‘Black book – A espiã’

Rachel Rosenthal é uma cantora judia que, durante uma tentativa de fuga, perde toda sua família em um ataque alemão. Ela se apaixona pelo oficial alemão que ela deveria espionar e quando suspeitam de um traidor dentro da resistência, ela é forçada a escolher o lado onde a sua lealdade está.

Horário: 20h30
Diretor: Paul Verhoeven
Gênero: Drama
Ano: 2006
Duração: 2h26m
Classificação indicativa: 16 anos

Terça-feira (14): ‘Nr.10 – O número 10’

Günter, encontrado em uma floresta alemã quando tinha quatro anos de idade, cresce em uma família adotiva. Quatro décadas depois, ele leva uma vida normal e ganha a vida como ator de teatro. Vive com a filha Lizzy e tem um caso com uma mulher casada. Ele não se pergunta muito sobre suas origens, até que um estranho em uma ponte sussurra uma única palavra em seu ouvido.

Horário: 20h30
Diretor: Alex van Warmerdam
Gênero: Thriller
Ano: 2021
Duração: 1h42m
Classificação indicativa: 12 anos

Quarta-feira (15): ‘The Paradise Suite’

O filme segue uma série de pessoas que, voluntariamente ou não, se mudam do exterior para Amsterdã: três meninas da Bulgária, que dizem que serão modelos para uma sessão fotográfica, mas acabam na prostituição; o africano Yaya, que perde seu emprego e se mete em problemas financeiros; o maestro sueco Stig, cujo filho Lukas desaparece; a criminosa de guerra sérvia Ivica, que agora dirige um bordel no distrito de luz vermelha de Amsterdã; e Seka, da Bósnia, que reconhece Ivica de seu passado. À medida que as histórias evoluem, elas se fundem e estas pessoas, cada uma com origens tão diferentes, terão que contar com suas novas amizades.

Horário: 20h30
Diretor: Joost van Ginkel
Gênero: Drama
Ano: 2018
Duração: 2h03m
Classificação indicativa: 12 anos

Quinta-feira (16): ‘I Don’t Wanna Dance – Eu não quero dançar’

Um aspirante a dançarino adolescente se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e sua própria felicidade. “I Don’t Wanna Dance” é um filme de drama holandês de 2021 dirigido por Flynn Von Kleist, baseado nas experiências da vida real do ator principal Yfendo van Praag.

Horário: 20h30
Diretor: Flynn Von Kleist
Gênero: Drama
Ano: 2021
Duração: 1h29m
Classificação indicativa: 12 anos

Sexta-feira (17): ‘Soof – Leassons of Love’

Soof está chegando aos 40 anos e tem tudo que sempre quis: três filhos, uma pequena empresa de catering, um doce marido Kasper e um lindo lar. Até que ela começa a se perguntar: “Isso é tudo o que existe?”

Horário: 20h30
Diretora: Antoinette Beumer
Gênero: Comédia, Romance
Ano: 2013
Duração: 1h40m
Classificação indicativa: 16 anos