Disponível em 95 unidades de ensino do DF, Educação de Jovens e Adultos oferece oportunidades para quem deseja voltar a estudar e concluir o ensino fundamental ou médio


O prazo final de inscrições para o primeiro semestre de 2024 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está se aproximando. Pessoas interessadas em retomar os estudos por meio dessa modalidade têm até o próximo domingo (12) para se inscrever, no site da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) ou pelo telefone 156, opção 2.

“A Secretaria de Educação está empenhada em utilizar diferentes estratégias para garantir o acesso e, além disso, a permanência desses estudantes na EJA” – Lilian Sena, diretora de Educação de Jovens e Adultos da SEE

A EJA é uma alternativa de ensino voltada para jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não puderam concluir a educação básica – ensino fundamental e médio – ou nunca tiveram a oportunidade de frequentar uma sala de aula. “É mais uma oportunidade de proporcionar acesso à educação para essas pessoas”, enfatiza a diretora de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Lilian Sena.

A oferta de escolarização, lembra ela, é descentralizada, com 95 unidades escolares ministrando as aulas distribuídas em 14 coordenações regionais de ensino. “A Secretaria de Educação está empenhada em utilizar diferentes estratégias para garantir o acesso e, além disso, a permanência desses estudantes na EJA”, afirma a gestora. O foco, ressalta, é a aprendizagem..

Segmentos e divulgação

A EJA é dividida em três segmentos, sendo os dois primeiros destinados a pessoas maiores de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. O terceiro segmento, por sua vez, é destinado aos estudantes maiores de 18 anos que não finalizaram o ensino médio.

Haverá a oferta de EJA a distância para estudantes de todos esses segmentos. Para se inscrever, basta comparecer ao Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep).

A divulgação dos resultados das inscrições está prevista para 28 de dezembro, a partir das 18h, no site da SEE. O início do semestre letivo será em 19 de fevereiro de 2024.

Matrículas

Os selecionados terão entre 3 e 10 de janeiro para efetivar a matrícula na EJA, que deverá ser feita presencialmente na secretaria das respectivas unidades que oferecem o curso. Aqueles que não comparecerem no prazo estipulado para a matrícula perderão a vaga e estarão sujeitos à disponibilidade de postos remanescentes, que serão ofertados a partir do primeiro dia de aula, diretamente na secretaria das unidades escolares.

Confira, abaixo, os documentos necessários para o dia da matrícula:

→ Identidade (RG)
→ Cadastro de Pessoa Física (CPF)
→ Comprovante de residência
→ Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar
→ Duas fotos 3 X 4
Para estudantes menores de idade, será preciso apresentar também o RG e o CPF da pessoa responsável.