Nos últimos anos, muitos criadores de conteúdo tiveram que se desdobrar pra fazer com que seu conteúdo fosse notado por seus seguidores no Instagram


Algo que ficou ainda mais difícil quando a plataforma deixou de exibir os posts do feed em ordem cronológica, para exibi-los de acordo com uma determinação feita por um algoritmo com base nos gostos de cada usuário.

Ao que parece, a mudança não deu muito certo, já que Adam Mosseri, chefe da rede social, revelou que eles estão trabalhando em uma nova versão do feed que exibe os posts em ordem cronológica.

Durante uma audiência antes do subcomitê do Senada nesta quarta (08), Mosseri revelou que o Instagram está trabalhando em uma nova versão do feed, que deixará de lado as sugestões baseadas no algoritmo da plataforma.

A exibição por algoritmo foi introduzida em 2016, sendo atualizada em 2017 para incluir posts recomendados, sendo amplamente rejeitada pelos usuários que preferiam ver seus posts e o de seus amigos de maneira cronológica. Os feed atual usa inteligência artificial para criar o que o Instagram considera um feed mais personalizado, baseado nas atividades do usuário, mas isso nunca agradou a maioria, embora a empresa sempre declarasse o contrário.

A presença do executivo no Senado esta semana se deve às acusações de que o Instagram é tóxico para crianças e adolescentes, em uma audiência que ficou bem acalorada.

Por enquanto, ainda não sabemos quando esse novo feed entrará em vigor ou como ele deve afetar os criadores de conteúdo e usuários.