Projeto coletivo de revitalização de muros nas RAs do Varjão e da Estrutural reúne 30 jovens de 14 a 18 anos
O cinza das fachadas externas de muros que delineiam os limites do Centro Comunitário Zilda Arns, no Varjão, e do Espaço Viver, na Estrutural, estão ganhando cor por meio do trabalho artístico de jovens encaminhados pelo CRAS das Regiões Administrativas e em situação de vulnerabilidade social.
Sob a orientação do artista plástico Marcos Araújo, os adolescentes, em alguns casos vítimas de abusos ou de violência doméstica, participam de oficinas de criação para colorir os muros com suas expressões artísticas e recebem remuneração. Segundo Virshna Al Cunha, idealizadora da iniciativa, “o propósito é envolvê-los num projeto coletivo que elevará a autoestima, vontade de superação e estímulo ao primeiro emprego”.
Para Marcos, a realização desta ação vem da sua vontade como artista de estar em contato com jovens de poucas oportunidades de educação e cultura e instrumentalizá-los para ações que modifiquem suas vidas. Com a pintura de muros, “o intuito é mostrar formas de contribuir positivamente para a cidade, ocupar lugares públicos e tirar proveito disso”, reforça o artista.
A técnica apresentada aos jovens foi desenvolvida pelo próprio Marcos, artista autodidata, e tem por princípio o trabalho coletivo a partir da experimentação. Com o nome de “Teoria da Relatividade Abstrata”, a técnica parte do desenho de um ‘boneco de palito’. O processo se torna mais variado na combinação de elementos básicos do desenho: o traço; o círculo; e o triângulo, “passando pela composição de formas abstratas até chegar na habilidade de criar um desenho figurativo”, garante Marcos. “Nas oficinas, também serão trabalhados temas sobre Patrimônio Público, Cidadania e Conservação”, complementa.
Serviço
Centro Comunitário Zilda Arns, inaugurado dia 2/8/24 (sexta-feira)
Espaço Viver, será pintado de segunda (23), à sexta-feira (27), das 14h30 às 16h, com previsão de término e entrega dia 27/9/24 (sexta-feira), às 16h
Endereço: Qd. 6 – Área Especial, Setor Oeste, Cidade Estrutural
Mais informações: @murosdacidadebsb, no Instagram
O Muros da Cidade foi contemplado pelo Edital da Lei Federal Paulo Gustavo
Território Comunicação