Pedido de higienização ou substituição de equipamentos quebrados pode ser feito por meio da Ouvidoria ou diretamente na administração da cidade


Recolhimento de inservíveis, recapeamento de vias, podas de árvores, limpeza e troca de bocas de lobo… Estas e outras melhorias na infraestrutura das cidades podem ser solicitadas pela população do Distrito Federal, por meio do telefone (162) ou site da Ouvidoria; ou, ainda, diretamente nas administrações regionais. Além de pedidos, podem ser registradas reclamações e sugestões.

As demandas recebidas são tratadas e direcionadas aos órgãos e setores competentes. No caso das regiões administrativas, quando o assunto é sobre urbanização, a solicitação é destinada à Diretoria de Obras.

Nesta semana, por exemplo, está ocorrendo um mutirão de limpeza de bocas de lobo na Avenida Pioneiros, no Gama, resultado de uma solicitação dos moradores. Estima-se que, no total, serão higienizados mais de 100 equipamentos, com a substituição dos que estiverem quebrados. O trabalho começou na última quarta-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (22).

Participam seis funcionários da administração, munidos de luvas e máscaras faciais. As novas bocas de lobo, cedidas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), são levadas aos pontos de troca por uma pá carregadeira e o lixo recolhido é transportado ao aterro sanitário por um caminhão.

De acordo com o diretor de Obras da Administração Regional do Gama, Gustavo Cecílio Mendes, a participação de moradores na gestão da cidade deve ser incentivada e valorizada. “Geralmente, os pontos são verificados pela nossa vistoria, mas também atendemos demandas registradas pela Ouvidoria. É um trabalho que fazemos com frequência para manter a cidade em ordem”

Trecho de mão dupla e com extensão de quatro quilômetros, a avenida é uma das mais movimentadas na região. Por isso, acaba havendo o acúmulo de lixo e danos às bocas de lobo, devido ao trânsito de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, afirma que ações de limpeza, a pedido dos moradores ou após observações dos gestores, previnem enchentes e alagamentos no período de chuva, bem como a proliferação de roedores e peçonhentos. Ela acrescenta que há um esforço para conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo.

“Trabalhamos para sensibilizar as pessoas sobre o lixo, para que façam o descarte correto, desde embalagens de comida, que podem entupir os bueiros e bocas de lobo, a eletrônicos, que podem ser levados para nossa administração e depois reciclados por um instituto parceiro”, explica.

Entre em contato

O contato com as administrações pode ser realizado também por telefone. Acesse os telefones, endereços e sites de cada uma das 33 administrações regionais aqui.