Com investimento de R$ 13,7 milhões, obras envolvem reforço estrutural, passarelas para pedestre mais amplas e iluminação pública em LED


Durante quase um ano, os trabalhos se concentraram na parte interna da travessia de 450 m. Conserto de microfissuras, recobrimento de armaduras metálicas e tratamento do concreto recuperaram os antigos alicerces da ponte. “A Honestino Guimarães foi construída em 1975 e nunca tinha passado por uma grande intervenção”, conta o engenheiro civil Bruno Franco, responsável pela obra. “Essa reforma dará à ponte uma vida útil de 30 a 50 anos”.

Piso está sendo totalmente reformado, beneficiando motoristas e pedestres

Passarela ampliada

Os serviços alcançaram a superfície da ponte em março de 2022, com a interdição de uma das faixas de rolamento da pista no sentido Plano Piloto-Lago Sul. Novos guard rails foram instalados para dar mais segurança aos motoristas em caso de acidente. Além disso, a passagem para pedestres e ciclistas foi totalmente reformada. A passarela passou de 60 cm para 1 m de largura e ganhou postes com luminárias de LED.

“A faixa bloqueada foi liberada em dezembro, e a passarela está quase pronta”, afirma o chefe de Edificações da Novacap, Carlos Alberto Spies. “Falta apenas instalar o guarda-corpo na borda externa, que já está recebendo pintura”. A mesma reforma será feita na passarela que vai do Lago Sul para o Plano Piloto, no lado contrário da travessia.

“Quando a reforma terminar, vamos trocar as tubulações da Caesb [Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal] que abastecem de água o Lago Sul – esses dutos passam pelo interior das passarelas da ponte”, adianta Spies. “Essa obra deve durar 60 dias”. Os 500 metros de rede de aço serão substituídos por polietileno de alta densidade (Pead), material de alta durabilidade e maior resistência a impactos externos.

Quem transita pela Honestino Guimarães diariamente aprova as melhorias na travessia. É o caso do motoboy Emanuel Araújo, 22 anos. “Vai trazer mais segurança para todo mundo, motoristas e pedestres”, aponta. “Para quem dirige moto, então… Estou ansioso para ver a iluminação de LED funcionando dos dois lados da ponte”.