Lançado pela Novacap nesta quinta-feira (28), programa vai aperfeiçoar o trabalho de reforma de imperfeições de pisos. Primeira cidade a receber instruções será Ceilândia


Visando garantir eficiência no trabalho realizado nas ruas e proporcionar segurança aos motoristas que trafegam nas vias do Distrito Federal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), por meio das equipes da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav), lançou nesta quinta-feira (28) o Programa Mão na Massa.Formado por três equipes, o programa atuará com 30 profissionais da Dimav fornecendo treinamento às equipes das administrações regionais, quanto à forma correta de se realizar a recuperação do asfalto nas vias das cidades.

“Esses treinamentos irão aperfeiçoar a qualidade dos trabalhos de reforma das imperfeições nas vias, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população do Distrito Federal”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

Presente no evento, o secretário de Governo, José Humberto Pires, destacou a importância do programa para o Distrito Federal. “Precisamos de qualidade na execução dos serviços e acabar com o retrabalho. Nossa cidade precisa estar constantemente bem cuidada e impecável”.

Os treinamentos serão realizados em todas as regiões administrativas e os locais serão definidos em discussão conjunta com as administrações regionais, priorizando o critério de urgência de cada cidade. A primeira a receber o programa será Ceilândia.

“A capacitação nos leva ao aprimoramento da mão de obra e agrega mais qualidade nas entregas. Iniciaremos os trabalhos em Ceilândia, local que tem maior concentração de demandas”, afirmou a chefe da Dimav, Walquiria Marra Rodrigues.

Passo a passo

– Sinalizar para que os condutores desviem de onde o reparo será feito
– Demarcar a área que será preparada para receber o reparo
– Recortar as bordas do buraco. Elas deverão ser recortadas alcançando as trincas
– Limpar e retirar todo o material fino para que a massa tenha aderência quando aplicada
– Aplicar a pintura de ligação, emulsão que liga o asfalto antigo ao novo
– Aplicar concreto betuminoso usinado a quente
– Compactar toda a área com rolo compactador, liso vibratório, para que tudo fique homogêneo