As subcoordenações regionais do SLU estabelecem um cronograma de limpeza em todo o DF
O morador do Distrito Federal que verificar o acúmulo de lixo em local irregular ou que quiser descartar inservíveis pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Distrito Federal pelo telefone 162 ou por meio do site do órgão e solicitar a remoção do entulho.
Se o pedido for encaminhado por meio eletrônico, é possível mandar também vídeos e fotos do local, inclusive com denúncias que serão encaminhadas ao DF Legal para que sejam tomadas as providências, caso haja necessidade.
Com base nas solicitações feitas pela população, o SLU estabelece o cronograma de remoção de entulhos em todas as regiões administrativas do DF
De acordo com observação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), áreas de grande acúmulo de lixo têm a característica de surgir de uma hora para outra em pontos diversos.
Com base nas solicitações feitas pela população, o SLU estabelece o cronograma de remoção de entulhos em todas as regiões administrativas do DF. Esse calendário é seguido pelas três subcoordenações regionais da autarquia, que são divididas da seguinte forma:
→ Subcoordenação Regional Norte
Brasília, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte, Varjão, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II
→ Subcoordenação Regional Oeste
Brazlândia, Samambaia, Ceilândia e Taguatinga
→ Subcoordenação Regional Sul
Gama, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria, Guará, Candangolândia, Jardim Botânico, Lago Sul, Park Way, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Águas Claras SCIA/ Estrutural, SIA e Vicente Pires.
Para evitar o descarte ilegal, o SLU implementou o papa-entulho, que é um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para que os cidadãos possam depositar de forma gratuita restos de obras, podas de árvores, móveis velhos e material reciclável. Há 14 papa-entulhos disponíveis para a população do DF. Outros estão em construção em Samambaia, Santa Maria, Gama, Paranoá e São Sebastião.
No entanto, cabe lembrar à população que o papa-entulho só recebe 1 m³ de inservíveis por pessoa a cada dia. Esse quantitativo foi determinado porque o equipamento tem o objetivo de atender pequenas demandas domésticas e não de grandes geradores e empresas.
Já as transportadoras de entulhos devem fazer o descarte na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Cidade Estrutural. Todos esses transportadores precisam estar cadastrados no Sistema de Gestão de Resíduos do SLU e emitir Controle de Transporte de Resíduos (CTR) a cada demanda.
O cliente deve ficar atento quando contratar uma transportadora para descartar entulhos para a emissão da CTR. O documento garante que o material vai ser descartado de forma correta, pois o entulho só pode ser descartado nas unidades de recebimento, para que seja dada baixa na CTR emitida. A URE funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 19h, para recebimento de Resíduos da Construção Civil (RCC).