A população de Planaltina poderá conferir nova temporada do espetáculo, que será apresentado no Complexo Cultural da cidade


A montagem dirigida por Pedro Ribeiro partiu de experiências vividas, reflexões sobre racismo e negritude colhidos na comunidade da Fercal (DF). A dramaturgia é construída com base nos relatos dos próprios jovens negros envolvidos na obra e em materiais coletados durante uma oficina teatral realizada anteriormente. Na temporada realizada no Complexo Cultural todas as sessões serão mediadas por uma arte-educadora que acompanhará o processo da temporada do espetáculo. Haverá também a presença de uma intérprete em Libras que participa da própria peça.

No enredo, uma pátria, cinco gigantes, cadeiras de ferro soldadas, soldadas de ferro! Berço esplêndido? Sol da liberdade? Mãe? “Verás que um filho teu não foge à luta”! Na ladeira íngreme, a palavra de ordem é avante e o sorriso no rosto significa revolução.

A partir do hino nacional brasileiro, coloca-se em cena questionamentos sobre a dinâmica estrutural do nosso país, que parece determinar insistentemente lugares por meio de critérios pautados na cor da pele. Um espetáculo poético, político e pedagógico que evidencia a potência do teatro enquanto ferramenta social de luta e resistência.

Peça “Gigante pela própria natureza” entra em cartaz em setembro -  PressRelease - Brasília é Aqui

O espetáculo teatral foi criado em 2017 no Centro de Ensino Médio 02 de Sobradinho, quando houve um evento em comemoração à semana da consciência negra. No entanto, o diretor Pedro Ribeiro e os, até então, estudantes entenderam que não era muito lógico falar sobre negritude e racismo na escola apenas em novembro, mas sim durante todo o ano.

Foi quando surgiu a ideia de montar um espetáculo com os participantes que, de alguma forma, se interessavam pela temática e pelo teatro. Por meio de discussões sobre racialidade, pertencimento, periferização e a relevância do espaço formal de ensino na construção de narrativas mais justas e igualitárias, a obra ganhou continuidade para além do ambiente escolar por meio de temporadas de teatro em diferentes espaços culturais do DF.

Desde então, o elenco passou a se profissionalizar. A peça circulou pela Semana Pedagógica no Teatro de Sobradinho, pela 1º Virada Pedagógica proposta pela Secretaria de Educação – DF, pelo Festival Estudantil de Teatro Amador – FESTA , Festival CÉU (Cena Universitária Nacional de Brasília) Gira Cultura e Festival ODU. A aceitação junto ao público foi muito positiva.

A equipe conquistou, inclusive, o 1º lugar na categoria Projeto e/ou Iniciativa no Prêmio Web de Teatro do DF 2018 criado pelo grupo Tripé. Agora, por meio de patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, é a hora da população de Planaltina ter acesso a mais um espetáculo teatral de qualidade com a marca da nova geração de artistas do Distrito Federal.

Ficha técnica

Idealização e Direção – Pedro Ribeiro
Assistente de Direção – Yuri Fidelis
Elenco – Anna Júlia Mello, Ana Paula Pereira, Kamila Rodriguéz, Thalisson Oliveira e Yuri Sherlok
Preparadora Cênica – Lídia Olinto
Figurino – Tatiana Carvalhedo
Cenário – Pedro Ribeiro
Iluminação – Higor Filipe
Operação de luz – Larissa Souza
Montadores – Lemar Rezende e Caio Maciel
Músico – Yuri Sherlok
Dramaturgia – Anna Júlia Mello, Daniela Fontes, Deisiane Santos, Esther Noemi, Pedro Volkers, Pedro Ribeiro, Thalisson Oliveira, Yuri Fidelis e Yuri Sherlok
Arte gráfica – Gabriel Guirá
Fotógrafo e Cinegrafista (espetáculo) – Thiago Sabino
Filmagem e edição (vídeo Teaser) – Ronivan Sousa
Direção de fotografia (vídeo teaser) – Pedro Ribeiro
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior
Arte Educadora – Vanessa Di Farias
Intérprete em Libras – Ana Paula Pereira
Coordenação de produção e administrativa – Tatiana Carvalhedo
Produtor Executivo – Jeferson Alves
Assistente de Produção – Bárbara Reis
Estagiários: Rubens Pereira Barreto de Souza
Produção Geral – Carvalhedo Produções

APRESENTAÇÕES ABERTAS PARA ESCOLAS E COMUNIDADE E PLANALTINA
01.09 (QUINTA-FEIRA)
manhã – 10.30 (escola)
tarde – 16h (escola)
noite – 20h (escola e comunidade)

02.09(SEXTA-FEIRA)
manhã – 10.30 (escola)
tarde – 16h (escola)
noite – 20h (escola e comunidade)

03.09(SÁBADO)
noite – 20h (comunidade)

04.09 (DOMINGO)
noite – 19h (comunidade)

05.09 (SEGUNDA-FEIRA)
tarde – 16h (comunidade)

06.09 (TERÇA-FEIRA)
tarde – 16h (comunidade)

Duração: 1 hora/ Classificação Livre/ Todas as sessões têm tradução em libras/ Entrada Franca

Complexo Cultural de Planaltina
Avenida Uberdan Cardoso, St. Administrativo Lote 02 – Planaltina, Brasília – DF, 73310-100
Telefone: (61) 3387-2325