Com o objetivo de capacitar a população, em especial os jovens, uma nova etapa do projeto gratuito “Segunda Chance” está chegando ao DF
Ao mesmo tempo em que, no Brasil, cresce o número de desempregados, as empresas enfrentam mais obstáculos para encontrar profissionais qualificados. É o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa de soluções para recursos humanos Infojobs no fim de 2022, com a participação de 815 pessoas.
De acordo com os dados, 84,1% das empresas entrevistadas estão com mais dificuldade para contratar profissionais do que em anos anteriores à pandemia. Além disso, 62,6% destacaram que encontrar pessoas qualificadas é o maior desafio.
A falta de qualificação profissional e técnica é também um obstáculo para a inclusão de jovens no mercado de trabalho e atinge diversos setores, desde a área de tecnologia até a de serviços gerais. A capacitação profissional, um diferencial competitivo, pode ser descrita como o aperfeiçoamento das habilidades técnicas em uma determinada área ou profissão. É por meio desta preparação que o valor profissional aumenta, já que, ao saber mais, a pessoa acaba assumindo responsabilidades maiores, que por sua vez são mais bem remuneradas devido ao seu próprio grau de dificuldade.
Segunda Chance
É fundamental, então, que as pessoas invistam no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, além de buscarem cursos e conteúdos que possam alavancar o conhecimento e a carreira. Com objetivo de oferecer esse espaço de ensino, aprendizagem e troca à população do Distrito Federal, a Associação Luta Pela Vida, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, anuncia mais uma etapa do projeto “Segunda Chance”. Desta vez, as atividades serão desenvolvidas no Paranoá, com programação gratuita e diversificada. As inscrições podem ser feitas pelo link (CLIQUE AQUI).
Capacitar as pessoas por meio de atividades formativas e fortalecer os vínculos interpessoais estão entre os pilares principais do projeto, que ocorre a partir de 7 de agosto, ao lado da Administração do Paranoá. Atendimentos psicossociais e oferta de cursos para DJ, Fotografia e Informática Básica, além de palestras introdutórias, integram a programação do Segunda Chance.
“Fizemos a última edição em Samambaia e reforçamos sempre a importância e o valor da qualificação profissional para os jovens e para toda a comunidade. O projeto tem por objetivo capacitar os participantes, mas também abrir portas para uma mudança de vida”, detalha Rômulo Sulz, presidente da Associação Luta pela Vida.
Serviço
Projeto Segunda Chance
Onde: Paranoá (lado da Administração)
Quando: a partir de 7 de agosto
Inscrições: link
Mais informações: @segundachancedf ou pelo telefone (61) 99325-2216